sábado, 5 de fevereiro de 2011

Festival da organização

Parodiando o nome da promoção da Leroy Merlin, hoje o tema do blog é uma das coisas mais complicadas na minha vida - O R G A N I Z A Ç Ã O. Todos os dias eu olho pra minha bagunça e penso no que mais posso fazer pra pôr as coisas em ordem e não ter um chilique cada vez que eu preciso encontrar alguma coisa.

Bom, um dos itens mais sérios de organizar é a papelada. No meu caso, comprei um daqueles organizadores tipo escaninho, mas o meu é vertical e tem 3 compartimentos; num deles, coloquei uma etiqueta ARQUIVAR (para posteriormente guardar numa pasta sanfonada separada por assunto), no outro PICOTAR, e no terceiro deixei em branco, para aqueles papéis que não sei se são importantes e estou com preguiça de selecionar. A ajuda determinante veio também de uma fragmentadora de papel (comprei uma daquelas que é só o "motorzinho", sem o cesto, aí quando desocupo é só guardar numa gaveta, não fica aquele trambolhão ocupando espaço).

Na Leroy tem um monte de caixas organizadoras e outras coisas legais que podem nos socorrer nessa árdua tarefa. Mas as imagens são ruins, então peguei da Tok & Stok. E abaixo seguem algumas dicas que podem tornar sua casa (e conseqüentemente sua vida) mais organizadas!

Cabideiros de parede são ótimos para guardar chaves ou bijouterias!

Cestos comportam com charme pães, toalhas ou objetos pessoais!


Que tal acabar com o rolo dos fios de eletrônicos com esse simpático clipe?

Olha o escaninho - esse só não tem espaço pra etiquetas rs!

Um mini-gaveteiro elegantérrimo para documentos que devem estar sempre à mão!

Mais um modelo de organizador de mesa! Para canetas, clipes, réguas e outros!

Esse deixa os controles-remotos sempre ao seu alcance, mas arrumadinhos!

Dicas para aproveitar melhor os espaços e organizar seu armário:

- Defina primeiramente um espaço para as roupas femininas e outro para as roupas masculinas. (obviamente o espaço feminino deve ser beeem maior)
- Respeite a capacidade de seu guarda roupa para que as peças sejam armazenadas com boa ventilação. (isso é o sonho de consumo de todo pobre mortal...)
-Para facilitar a visualização e identificação, procure sempre guardar as peças em degradê de cores, tanto do mais claro para o mais escuro ou vice-versa. (isso funciona! eu testei!)
- Observe bem a altura dos espaços disponíveis, para que as roupas penduradas em cabides, não fiquem raspando no chão.
- Procure ter todos os cabides iguais, principalmente em armários abertos. (Eu recomendo os de madeira, são mais bonitos e preservam o formato das roupas)
- Prefira sempre prateleiras e gavetas ventiladas para evitar formação de umidade, mofo e maus cheiros.
- Faça pilhas baixas com as roupas, e tente dobrar todas com a mesma largura para que a pilha não "despenque".
- Colméias são ótimas formas de manter em ordem calcinhas e meias; soutiens devem ser guardados enfileirados, preservando o formato do bojo, sem amassar. E não faça bolinhas com as meias! Estraga a parte do tornozelo e elas ficam feias!
- Sapatos - se alguém souber como fazer com que caibam todos no mesmo espaço e permaneçam arrumados, arejados e com fácil acesso, por favor me conte.
- Bolsas -
- Para evitar traças, umidade, mofo e ainda ter cheirinho agradável no seu armário, existem diversas opções:
- Folha de louro: Absorve a umidade e evita o mau cheiro, mas deve ser trocado de 30 em 30 dias.
- Cravo da Índia: Seu cheiro espanta as traças. (pra quem gosta, é ótimo! minhas gavetas ficaram cheirosas! sem contar que dizem que é afrodisíaco...)
- Giz para quadro-negro: Coloque-os em uma pequena vasilha para absorver a umidade.
- Sabonetes: Distribua-os pelas gavetas e prateleiras para ter sempre um cheirinho gostoso no seu armário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário