terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Plantas úteis trazem harmonia para o jardim


Nesse ano, acredito que vá escrever mais sobre paisagismo, já que terei uma cadeira sobre isso no primeiro semestre. Como já achei um materialzinho interessante a respeito, compartilho com vocês!

"Ao projetarmos um jardim, um dos primeiros aspectos em que pensamos é a estética. Nada mais justificável. Entretanto, é possível selecionar as plantas usando critérios que resultem em harmonia nos mais variados aspectos, inclusive na convivência benéfica entre as plantas. Isso porque certas plantas, além do valor ornamental, ajudam a prevenir e controlar o ataque de pragas e doenças, pois apresentam propriedades repelentes e até inseticidas.

 
Usada como cerca-viva ou trepadeira, a alamanda produz flores vistosas, amarelas ou rosadas que também são utilíssimas no combate aos pulgões.

 


A calêndula acrescenta um ar campestre ao jardim e libera um aroma sutil que afugenta certos tipos de formigas.




As cravinas têm efeito nematicida, ou seja, combatem vermes microscópicos que atacam as raízes das plantas.



Cientificamente, comprovou-se que algumas plantas metabolizam substâncias de caráter tóxico para determinados insetos, que podem ser espantados pelo aroma dessas substâncias ou atingidos por elas ao se alimentarem de partes dessas plantas (folhas ou seiva, por exemplo). Incluir no jardim plantas que apresentam essas propriedades pode ser uma forma natural de manter a saúde do jardim, evitando o uso excessivo de produtos químicos, sem esquecer da estética e da harmonia.


Calendula officinalis - A planta conhecida como calêndula, por exemplo, é uma bela e delicada flor que pode acrescentar um ar campestre ao jardim. Mas não é só isso, suas propriedades medicinais são reconhecidas pela homeopatia e pela fitocosmética que não dispensa seus poderes cicatrizantes e suavizantes da pele. No jardim, libera um aroma sutil que afugenta certos tipos de formigas.


Allamanda sp - Uma planta muito conhecida, usada como cerca-viva ou trepadeira, a alamanda produz flores vistosas, amarelas ou rosadas que também são utilíssimas no combate aos terríveis pulgões que atacam os jardins. Com suas folhas, podemos produzir uma "calda" poderosa contra estes insetos sugadores, basta fervê-las em pouco de água, deixar esfriar, coar e pulverizar sobre as plantas atacadas.


Gerânios e Tagetes - O gerânio, que costuma decorar jardineiras e bordas de canteiros, além de muito decorativo, ajuda a espantar muitos insetos que invadem os jardins. Esta planta, aliás, é eficiente até contra os nematóides - espécies de vermes que atacam as raízes das plantas, causando deformações e podendo até matá-las. Plantas como os gerânios e os tagetes (Tagetes patula) - mais conhecidos como cravo-de-defunto - liberam substâncias nematicidas pelas raízes e seus odores característicos ainda espantam pulgões e formigas.


Mentha piperita - E já que estamos falando em formigas, famosas por devastarem "áreas preciosas" nos canteiros e jardins, contra elas, podemos contar com uma arma poderosa e útil: a hortelã. Plantada nas bordas dos canteiros ou espalhada pelo jardim, a planta afasta boa parte destas vorazes cortadoras.


Algumas plantas produzem eficientes "caldas inseticidas", como a losna, o tomateiro e o coentro; outras apresentam-se ótimas repelentes ao serem simplesmente plantadas ao lado de outras ornamentais, é o caso da capuchinha (Tropaeolum majus), também conhecida como chagas, que enfeita os jardins e ajuda a repelir pragas. Podemos citar, ainda a camomila (Matricaria chamomilla), que pode apresentar inúmeras utilidades - a vantagem de plantá-la no jardim é poder contar com um chá delicioso e medicinal que, quando pulverizado sobre as plantas, ajuda a fortalecê-las e combate várias doenças que podem atacar as plantas - e a famosa arruda (Ruta graveolens) que, segundo a sabedoria popular, espanta mau-olhado mas, também, é fortíssima combatente dos pulgões."


Fonte: Primavera Garden - www.primaveragarden.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário