sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

O efeito das cores em interiores - VERMELHO



Já que estamos em pleno dia de Natal, qual a cor que mais se associa a esta data tão especial? O VERMELHO! Sem dúvida! É a cor da maioria dos enfeites, do laço da guirlanda, da roupa do papai noel, da toalha da mesa, das cerejas. Vermelho traz dinamismo, diversão, sensualidade, calor, paixão, vitalidade e poder em seus aspectos positivos. No entanto, se mal empregado ou em excesso, o vermelho pode estar vinculado a rebeldia, agressividade, impaciência, violência e excitação em demasia.



Não por acaso, combina bastante com algumas mulheres muito poderosas... aliás, alguém conhece essas aí da foto?? Encontrei-as no Google Imagens ;-)

O vermelho é um matiz tão intenso e com características tão próprias que mereceu até uma exposição no Musée des Arts Décoratifs de Paris, lançada em março de 2008 (um dia depois do meu aniversário!) e vai até 03/01/2010. A mostra "Aussi rouge que possible..." (algo como "Vermelho como possível..." ) traz o vermelho nas mais diversas composições, com papel, couro, têxteis, decoração, moda, brinquedos, publicidade, entre outros. Pretende apresentar a importância dessa cor em seu aspecto simbólico e material em todas as esferas da sociedade.

Segundo o conceito da exposição, a cor vermelha é ambígua, múltipla, assustadora, poderosa, majestosa, luxuosa, erótica, mágica e infernal. Seu poder simbólico é também ligado a duas referências principais, que são fogo e sangue. 



No feng shui, o vermelho é associado ao elemento Fogo, que significa muita, muita, muuuita energia e paixão. Significa atividade, transcendência, ruptura, agressão, purificação, sucesso, poder, coragem, ascendência, calor, brilho. O fogo está relacionado com o guá do sucesso e simboliza a luz a integridade, a força pessoal que servirá de exemplo aos outros.

As formas são as triangulares e pontiagudas. Os símbolos mais representativos são as velas, abajoures, luminárias e sempre que possível uma boa iluminação natural. Todos os tons de vermelho pertencem ao elemento fogo. Imagens do sol, de estrelas e de seres vivos (animais e pessoas) também são símbolos do fogo, da vida em movimento.




Que o vermelho do Natal traga muita energia para você e sua família!

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário