domingo, 3 de janeiro de 2010

O efeito das cores em interiores - BRANCO

FELIZ 2010!!!!!!!!!!!!




E é assim, em clima de Reveillon (ainda), que discorreremos sobre o BRANCO, essa cor inevitavelmente associada aos festejos de Ano Novo, aos vestidos de noiva, aos bonecos de neve, aos jalecos médicos...

Bom, o branco representa a união de todas as cores do círculo cromático. É definida como "a cor luz", em cores-luz, ou como "a ausência de cor", em cores-pigmento. Importante esclarecer a diferença entre esses conceitos: cor-luz é aquela relacionada à radiação solar (e que aparece toda linda no arco-íris), e a cor-pigmento é a cor "fabricada" pelo homem, popularmente conhecida como "tinta" (rsrsrs!). O branco reflete todos os raios luminosos, não absorvendo nenhum e por isso aparecendo como clareza máxima.




O branco, apesar de associado a coisinhas bonitinhas, pureza, amplitude, clareza, higiene e etc., também pode deprimir e trazer frieza, monotonia, melancolia e impessoalidade, se mal empregado.

Curiosidade: o dióxido de titânio é o composto utilizado como pigmento na indústria como corante para a cor branca e sua aplicação vai desde tintas, esmalte e papel até em cerâmicas e produtos alimentares. Quase tudo que a indústria moderna utiliza para dar cor branca a em algo, é quase certo que a base do pigmento branco é o dióxido de titânio. (!!!!!!) by Wikipedia, melhor confirmar (risos!!!!).




Outra: sabe por que o leucócito se chama leucócito?? Porque essa palavra deriva do prefixo grego Leukos, que significa "branco", e o sufixo Citos quer dizer "célula". Olhaaaaaaaa!!!!



E o branco em interiores? O branco faz uma base neutra para qualquer decoração, embora provoque um contraste bastante acentuado com outras cores, o que faz com que seja freqüentemente substituído por um begezinho, um cinza ou qualquer outro "neutrinho" básico. Mas que um branquinho tem o seu valor, aah se tem! O branco amplia espaços muito pequenos, principalmente se aliado a outros truquezinhos, como iluminação e espelhos.

No feng shui, o branco está associado à área da Criatividade, que além de influenciar os estudos, leitura e trabalhos artísticos, também rege os filhos e o diálogo dentro de casa, e está relacionado ao elemento Metal.

Fonte:
Imagens:

Um comentário:

  1. Oi Amiga, passei para desejar um feliz ano novo. Que 2010 seja 10!
    Bjs
    Lita

    ResponderExcluir