sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O efeito das cores em interiores - AMARELO

Foi no blog da querida Vi Larghi que eu encontrei a inspiração pro post da cor da vez, o amarelo. A Vi postou umas fotos tão lindas! - confiram:
http://vilarghi.blogspot.com/2009/11/luminoso-como-o-sol.html.



Eu sempre tive o maior preconceito com o amarelo, porque pelo meu tom de pele, o amarelo não me favorece. Mas acredito que esteja dominando o pré-conceito na medida em que estudo. Estudar design tem me "afiado o olho" para aspectos estéticos que antes eu não percebia. E assim, agora tenho uma blusa, um top e um vestido estampado em amarelo! Não é uma evolução??



O amarelo é a cor do ouro, da fortuna, do sol, dos girassóis de Van Gogh. É a cor da alegria e da comunicação. Tem um quê de divindade também, já que as auréolas dos anjos e dos santos são dessa cor. Amarelo é uma cor associada à criatividade, luminosidade e expansividade. Lembra o bolo de fubá, quindim (hummmm!), os táxis do Rio de Janeiro, a camisa da Seleção Brasileira.



Caraaa! Nunca tinha visto essa Eames em amarelo!

O amarelo também serve para chamar a atenção, indicar necessidade de alerta. Não por acaso é a cor de algumas placas de trânsito e a mais utilizada das canetas marca-texto também é dessa cor!

Mas como nem tudo são flowers, o amarelo tem lá seus aspectos negativos também. Não é à toa que se usa a expressão "sorriso amarelo". Em excesso, o amarelo pode agravar quadros de estresse físico e emocional. Está associado ainda a covardia, enfermidade e egocentrismo.



No feng shui, relaciona-se à estabilidade do elemento Terra e, dada a sua estreita relação com a concentração e com os estudos, é uma excelente alternativa a ser utilizada em escritórios e salas de estudo.

Fonte:
cantodofengshui.blogspot.com
bonsfluidos.com.br
vilarghi.blogspot.com
artesedesign.com.br


Imagens:
receitas.maisvoce.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário