domingo, 6 de setembro de 2009

Soluções para espaços pequenos

Quem não teve o privilégio de morar a vida inteira na mesma casa (como eu, que já me mudei inúmeras vezes) ou quem acompanha, mesmo que de longe, as mudanças no mercado da construção civil, já deve ter percebido que os "espaços de morar" estão cada vez menores. Lembram da casa das nossas avós (sim, casas, de modo geral elas não moravam em apartamentos) com aquelas paredes super espessas, vários cômodos para abrigar a família toda(inclusive aqueles que já haviam saído de casa) e corredores, nossa, como tinham corredores! Quem tem corredor em casa hoje levanta a mão! (risos) Atualmente, a realidade é beem outra: apartamentos de três quartos que medem menos de 80m2, paredes finiiinhas que parecem frágeis a ponto de partirem-se na primeira martelada e uma planta que desafia o melhor dos arquitetos/designers.
Mas seus (e os meus!) problemas acabaram! Elencamos aqui diversas dicas de como aproveitar melhor os pequenos espaços que temos à disposição, tudo com muito charme e funcionalidade!

Cores
Normalmente, cores luminosas ampliam o ambiente, ao passo de que tonalidades escuras parecem encolhê-lo. No entanto, o especialista Francisco Cálio afirma que não precisamos renegar o preto só porque o ambiente é pequeno. Segundo ele, o preto funciona como um fundo infinito, por isso dá impressão de profundidade. Pode-se usá-lo em uma parede ou em algum móvel grande. O Marcelo Rosenbaum também é fã do preto. Podemos ousar um pouco mais principalmente em espaços onde não permanecemos por muito tempo, como nos lavabos. Aí sim, podemos usar cores escuras ou matizes saturadas sem medo de enjoar tão cedo.
Ao pintar as paredes de uma tonalidade mais escura que o teto, têm-se a impressão de pé-direito mais alto. Assim como pintar as paredes em tom mais claro que o teto dá a impressão de que o pé-direito é mais baixo, o que pode trazer maior aconchego.

Pintando de cor mais escura as paredes mais longas de um ambiente retangular, a impressão que temos é de que o ambiente ficou mais "comprido" ainda. Pintanto as paredes menores, o cômodo parece mais "quadrado", ou seja, "encurtamos" o ambiente.

Também podemos apelar para elementos gráficos em conjunto com as cores. Listras verticais alongam o pé-direito, enquanto as horizontais alargam as paredes. Estampas maiores tendem a diminuir o espaço, principalmente se forem utilizadas cores fortes, mas estampas mais miudinhas podem ser usadas sem medo.

Marcenaria

Essa sim, faz verdadeiros milagres pelos espaços pequenos! Seja nas portas de correr, nos painéis que amparam as TVs de LCD, nos nichos e prateleiras suspensas nas paredes... A vantagem da marcenaria sob medida é a personalização, ou seja, considera-se o espaço disponível x as necessidades do usuário para um projeto perfeito.

Mobiliário

Hoje temos à nossa disposição diversos modelos de móveis versáteis, que se adaptam conforme o espaço e a necessidade. Abaixo algumas pecinhas que me pareceram bastante interessantes:

Achei bem legal a idéia das camas box com baú, que conheci recentemente e acabaram tornando-se uma solução e tanto para minha própria (e mini) casa!


Já pensou todo esse "espação" desperdiçado??? Como ninguém pensou nisso antes?

Outra forma de guardar travesseiros, edredons e outros objetos são os gavetões sob a cama, seja box ou convencional. No lugar do gavetão, também podemos optar por uma cama extra, salva-vidas quando os hóspedes chegam!












Os sofás-cama já são nossos velhos conhecidos... Mas como eram feinhos! Ultimamente, thanks God!, estão cada vez mais charmosos!


Mesas elásticas também são uma boa alternativa. A Eliza, da Tok & Stok, é um dos modelos que permitem adequar o tamanho do móvel ao número de convidados!











Outra opção para apoio às refeições são as mesas dobráveis, fixas na parede. Você abre só quando precisa, e junto com banquetas compõe um conjunto bem prático e que ocupa pouquíssimo espaço!











Pufes são sempre bem-vindos! Podem tanto ser utilizados como assentos extra, como móvel auxiliar - mesa de centro, por exemplo! Tem também os pufes-baú, excelentes para manter a casa arrumada sem ocupar espaço. Apesar de gostar mais dos redondos e baixos, reconheço que os quadrados são mais fáceis de encaixar nos móveis, como no sofá para apoio dos pés.
E que tal essa super solução da Tok & Stok para quartos de crianças ou adolescentes, que agrega espaço para dormir, estudar, navegar na net e até receber um amiguinho?





Espelhos

Sem comentários! Já experimentaram usá-los com essa finalidade? Se ainda não, façam isso já! A diferença é gritante, o ambiente fica lindo, pois o espelho amplia a área de luz, e o reflexo faz com que o ambiente pareça maior. Um acabamento em bisotê também tem o seu valor, assim como um adesivinho...

Iluminação

A luz natural é o melhor amigo de um espaço pequeno, pois permite a sensação de amplitude em todos os cantos. Para utilizar bem esse aliado, se a privacidade permitir, evite cortinas; se fizer questão de vestir as janelas, escolha um cortinado leve e semitransparente, sempre em tons claros. Se a luz natural não for muito abundante, invista na iluminação artificial com focos de teto, luminárias de pé e de mesa.

Ufa! Foi o que consegui lembrar assim, de imediato. Se encontrar mais alguma coisa, eu compartilho... e peço que façam o mesmo!

Um excelente feriado! :-*

Fontes:

http://www.tokstok.com.br/

decoracaoconstrucao.com.br

http://www.sofalyn.com/

http://www.casaclaudia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário