domingo, 5 de julho de 2009

18 ícones do design que resistem ao tempo

"Há roupas, sapatos, estampas e estilos que são tão fortes e marcantes que atravessam os anos sendo revisitados. Com o design não é diferente. Arquitetos e designers criaram peças há mais de 80 anos, como é o caso da cadeira Wassily, desenhada pelo arquiteto Marcelo Breuer. Seu desenho é tão atemporal que resiste até hoje e marca presença em inúmeros projetos de decoração de interiores. Ou a Thonet - a mais antiga cadeira, criada no século 19 por Michel Thonet -, que ainda hoje é produzida. Confira a história de 18 ícones do design de mobiliário selecionados pela reportagem do Terra.



1) Cadeira Wassily
Esta cadeira foi projetada em 1925 pelo arquiteto e designer húngaro Marcel Breuer (1902-1981) para decorar a casa do pintor Wassily Kandinsky. Na época, ambos eram professores da Bauhaus - escola de design, artes plásticas e arquitetura que surgiu na Alemanha (1919-1933). Breuer integrou o movimento modernista e desenvolveu móveis em tubo de aço curvado - base de muitas estruturas do mobiliário moderno. Em homenagem ao arquiteto, a Tok & Stok batizou a peça de Poltrona Breuer, que tem acabamento cromado; assento, braços e encosto são de couro reconstituído.




2) Cadeira Panton

Esta peça cheia de curvas é um bom exemplo do estilo do arquiteto e designer dinamarquês Verner Panton (1926-1998), que introduziu a estética pop no mobiliário e na arquitetura de interiores nos anos 1960. Idealizada em 1960 e produzida em série a partir de 1967, a Panton foi a primeira cadeira confeccionada totalmente em plástico. Graças à sua forma inusitada figura em coleções de renomados museus do mundo.

3) Sofá Togo
Nem precisa sentar; só de olhar percebe-se que o sofá criado pelo designer francês Michel Ducaroy (1925), em 1973, é superconfortável. A criação é o resultado das pesquisas do designer na década de 1970. Na época, novos chegavam ao mercado, como as fibras sintéticas, que ele passou a utilizar em sofás como o Togo. Esse móvel oferece inúmeras possibilidades de tecidos, cores e combinações de módulos.


4) Cadeira Bertoia

A linha Bertoia nasceu no estúdio de Hans e Florence Knoll, onde o designer Harry Bertoia (1915-1978) desenvolveu seus estudos sobre metal e criou peças que se tornariam ícones do design. A peça, formada por uma tela que se assemelha a um cesto, valoriza a funcionalidade e a flexibilidade do material em uma estrutura de aço curvado e soldado. Lançada em 1952, incorporada à coleção Knoll, sobrevive até hoje compondo as mais diversas decorações de interiores.


5) Chaise Le Corbusier
Também chamada de LC4, a chaise longue criada pelo arquiteto e designer Le Corbusier - ou Charles Édouard Jeanneret-Gris (1887-1965) - parece flutuar no ar. Exposta no salão de outono em Paris, em 1929, a chaise segue as curvas naturais do corpo numa estrutura de metal e couro. Afinal a natureza, que fez parte da infância do artista, inspirou muitos de seus trabalhos, que influenciaram renomados arquitetos modernistas brasileiros, como Lúcio Costa (1902-1998) e Oscar Niemeyer (1907).




6) Poltrona Mole
Essa peça criada em 1957 pelo arquiteto carioca Sérgio Rodrigues, tornou-se um móvel representativo da identidade nacional e colaborou na projeção do Brasil no cenário internacional. A peça é destaque permanente do MoMa, em Nova York. Resultado da busca da funcionalidade do sentar o prazer do descanso, o móvel retrata a cultura brasileira, pois entre os materiais está o jacarandá, couro natural, redes e catres.





7) Poltrona Barcelona

A poltrona foi criada em 1929 pelo arquiteto norte-americano Mies Van Der Rohe (1886-1969) para o pavilhão alemão da Exposição Universal de Barcelona, na Espanha. Duas peças foram colocadas no espaço para que o rei e a rainha espanhóis se sentassem nelas como se estivessem em seus tronos. A peça foi o marco da Bauhaus - escola de design, artes plásticas e arquitetura que surgiu na Alemanha (1919-1933). Uma única estrutura de aço chapado e estofado de couro botonê, costurado à mão, elevaram a Barcelona ao status de ícone do design moderno.



8) Mesa de jantar Saarinen
A linha Tulip, do arquiteto finlandês Eero Saarinen (1910), é um exemplo de design atemporal. Em sociedade com Charles Eames, ele desenvolveu uma série de móveis inovadores na década de 1930, utilizando resinas plásticas e fibras de vidro, materiais até então usados apenas em áreas industriais. Criada em 1956, a mesa originalmente tinha o objetivo de possibilitar o uso com várias cadeiras, já que não possui pernas nas extremidades. Seu desenho inovador é traduzido por base delgada que se une ao tampo. Um refinamento de formas.

9) Mesa de centro Noguchi

A mesa de centro Noguchi é uma verdadeira escultura criada pelo designer, pintor e escultor Isamu Noguchi (1904-1988). Nascido em Los Angeles, filho de uma escritora norte-americana e de um poeta japonês, ele sempre buscou a solução para problemas tanto cotidianos quanto estéticos, aliando a arte ao utensílio. Esta peça é formada somente por três elementos: tampo de vidro e duas peças interligadas de madeira, que servem de base. Extremamente simples, a mesa une forma e função e lembra a formação de escultor de seu criador.


10) Cadeira DAR
Também conhecida como cadeira Eiffel, esta peça foi criada pelo casal de arquitetos norte-americanos Charles e Ray Eames (1907-1978 e 1912-1989, respectivamente), pioneiros na experimentação, o que rendeu uma grande produção de criações atemporais. A cadeira moldada em plástico é uma delas, agora produzida em acrílico. Sua base estruturada em aço inox deixa o acento em concha "flutuar". O design criado em 1948 funciona bem até hoje nos mais diversos projetos de decoração.



11) Poltrona Egg
Seu formato semelhante a um ovo foi o mote desta peça desenhada em 1957 pelo arquiteto Arne Jacobsen (1902-1971). Nascido em Copenhagen, na Dinamarca, Jacobsen foi também decorador, professor e designer de móveis, têxtil e de cerâmicas. Considerada hoje um ícone do design mundial, a Egg foi criada para o Hotel Royal SAS, de Copenhagen, também projetado pelo arquiteto.




12) Poltrona Swan
A peça também foi desenhada por Arne Jacobsen, juntamente com a Poltrona Egg. Ambas foram criadas para o lobby e lounge do hotel dinamarquês Royal Hotel. Essa peça marcou época por ser inovadora em termos de design - repare a forma totalmente curvilínea - e sua inovação tecnológica.







13) Poltrona Eames
Um conjunto clássico do século 20, a poltrona e o pufe Eames foram desenhados em 1956 por Charles e Ray Eames (1907-1978 e 1912-1989, respectivamente). Desde a criação, nunca deixaram de ser produzidos e comercializados. O uso de chapas de madeira curva revolucionou as técnicas construtivas da época. A poltrona em formato de concha, com o assento e encosto revestidos de couro, vira uma confortável espreguiçadeira quando usada juntamente com o pufe. Ideal para compor cantos de leitura e bibliotecas.



14) Poltrona Tulipa
A peça foi desenhada em 1965 pelo francês Pierre Paulin (1927), considerado um dos mais importantes designers do século 20, ao lado de Charles e Ray Eames, Eero Saarinen e Harry Bertoia. Essa cadeira revolucionou o estilo de vida da sociedade da época devido ao seu desenho inovador. A base giratória em alumínio proporciona funcionalidade ao mesmo tempo em que contrasta com o estofado. Paulin foi responsável pela criação do mobiliário do gabinete presidencial de François Mitterrand, em 1983.



15) Cadeira Thonet
A cadeira leva o nome de seu criador, Michel Thonet (1796-1871), nascido na Áustria, onde montou o seu primeiro ateliê. Foi o precursor da madeira curvada, já que inventou uma máquina para fabricação em série de móveis com esse tipo de material. O resultado foram milhões de cadeiras Thonet espalhadas pelo mundo. O modelo deu origem ao estilo austríaco - estrutura de madeira e assento trançado.




16) Cadeira Esteirinha
O desenho do casal de arquitetos norte-americanos Charles e Ray Eames é totalmente ergonômico neste clássico, muito utilizado em ambientes corporativos e escritórios domésticos. Os cinco pés em alumínio com rodízios servem de base para o assento que pode variar de tecidos e cores.




17) Cadeira Ouro Preto
Desenhada pelo designer francês radicado no Brasil, Michel Arnoult (1922), essa peça conquistou o prêmio Roberto Simonsen de Desenho Industrial em 1964. A cadeira faz parte da reedição feita pela Atec Original Design de peças da consagrada Mobília Contemporânea, do designer. A cadeira, que fez grande sucesso nos anos 1960 e 1970, permanece atual e perfeita para os pequenos espaços das residências de hoje. É fabricada com eucalipto tingido na cor imbuia.


18) Cadeira Paulistano
Projetada em 1957 pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha (1928), um dos expoentes da arquitetura paulista, esta peça fazia parte do mobiliário do Ginásio do Clube Atlético Paulistano. Marco na história do design contemporâneo no país, ela impressiona pelo seu conceito, assim como pela beleza de suas linhas simples, que garantem elegância e conforto em vários tipos de ambientes."




Fonte: Rosana Ferreira para Redação Terra

2 comentários:

  1. Oi Cris!!
    Sempre dou uma passadinha aqui, adoroooooo poltronas eggs... queria várias... rsrs...

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris!!
    Vim xeretar seu blog e adorei!! Sobre os design, vc conhece o site Herança Cultural? e Desmobília?? vc vai achar todos eles inclusive miniaturas da Barcelona e Eggs..
    Tenho um blog com meus trabalhos artesanais e quando quiser dá uma passada lá p/ conhecer.
    ww.ateliemc.blogspot.com
    Grande beijo.

    ResponderExcluir