domingo, 28 de junho de 2009

Eco Juta - Locomotiva

Féeeerias, enfim! Antes que digam que meu blog está entregue às traças (rsrs!), quero me defender dizendo que SOBREVIVI à entrega do projeto interdisciplinar - é bem verdade que fiz corpo mole o semestre inteiro e em 3 dias (e noites viradas) terminei o bichinho, com a qualidade própria dos trabalhos que são feitos às pressas e com os olhos cansados de tantos pixels à frente. Minha professora de natação, quando eu treinava, já filosofava... "se a cabeça não pensa, o corpo paga." Nunca achei que isso fosse tãão verdadeiro...

Mas hoje eu não estou aqui pra falar do meu projeto, ou das noites não dormidas por conta de vadiagem anterior, muito menos da professora de natação. Bateu um saudosismo hoje quando eu conheci um produto chamado Eco Juta, da Locomotiva, marca do grupo Alpargatas (a mesma das Havaianas, lembra??). O porquê do saudosismo? Quando eu era criança, nós morávamos numa região essencialmente agrícola do Rio Grande do Sul, e sempre que viajávamos de carro passavam aqueles grandes caminhões carregados de soja, cobertos por uma lona onde se lia LONIL - LOCOMOTIVA. Pois a tal Locomotiva voltou a aparecer na minha vida, dessa vez sob a forma de uma juta ecológica, se podemos assim chamá-la.

O produto foi usado num ambiente criado por João Armentano para a Casa Cor SP desse ano. Ele ergueu uma tenda de perfis metálicos em um espaço de 160 m², forrando o teto com a Eco Juta, que é um material 100% correto, pois se decompõe em apenas 2 anos, ao contrário dos 100 anos que pode demorar a decomposição do poliéster. Além disso, sua produção é feita por populações ribeirinhas da Amazônia, o que garante o sustento dessas famílias e ainda não agride o meio ambiente, pois dispensa o uso de fertilizantes e defensivos.


Segundo o fabricante, a Locomotiva Eco é a primeira linha de lonas ecológicas com aspecto sofisticado desenvolvida no Brasil. Além da Eco Juta, também compõem esta linha a Eco Reciclada e a Eco Algodão Colorido, e toda a linha é destinada especialmente para a confecção de malas e bolsas de viagem, calçados, revestimentos de móveis e almofadas.


E a gente que pensava que lona era coisa pra cobrir caminhão... rs!
No site da empresa achei bem pouquinha informação, na Casa Cláudia está mais interessante ;-)

Fonte: Revista Casa Cláudia - junho/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário