segunda-feira, 8 de junho de 2009

Sustentabilidade em evidência

(Já não era sem tempo...)

Sustentabilidade é um assunto controverso. Ao mesmo tempo que todo mundo fala nisso, todo mundo quer ser "ambientalmente responsável", quantos de nós separam o lixo em casa? (Na minha, pelo menos, é uma briga constante...) Quantos de nós trocam as lâmpadas incandescentes comuns por econômicas? (ok, elas são mais caras, mas o retorno compensa o investimento!) Quantos diminuíram o tempo debaixo do chuveiro (apesar do frio brrrrr!) Quantos trabalham para reduzir o desperdício, de modo geral? Quantas de nós doam uma bolsa antiga quando compra uma nova? ("aliás, nem precisava de uma nova, já tenho tantas, mas essa é tão linda, eu não podia deixar de comprar...") Quantos de nós pesquisam sobre as políticas ambientais dos fabricantes antes de adquirir algum produto? A propósito, eis o termo aqui novamente, "comprar", "adquirir"... eu honestamente tenho repensado minhas escolhas, tenho procurado pensar vááárias vezes antes de comprar MAIS UM sapato, MAIS UMA bolsa, MAIS UM equipamento eletrônico. Até porque hoje em dia as casas (e os closets) estão cada vez menores, não tem espaço pra guardar. E ninguém quer ser um eco-chato, mas quer saber? Faz bem pensar nessas coisas. Faz bem pro bolso, faz bem pra consciência, e faz muito bem pro planeta! ;-)

Pois então, sustentabilidade está na moda. Taí a Casa Cor que não me deixa mentir. A edição 2009 da feira, que começou em 26 de maio e vai até 14 de julho em São Paulo, tem o tema "Sustentabilidade" e homenageará o centenário do nascimento do consagrado paisagista Roberto Burle Marx. Dele eu falo outro dia, pois merece um 'post' específico na nossa coluna "Quem é..." (risos).

Achei um artigo bem legal sobre o assunto (sustentabilidade, não Casa Cor rs!) que reproduzo na íntegra pra vocês:


Construindo um mundo sustentável
por Sarah Lee, redação ONNE


“Sustentabilidade” é um desses termos que você não entende exatamente o que é, mas sabe que é importante porque sempre ouve falar. Especialmente agora, com a repercussão das discussões e solenidades do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado todo ano no dia 5 de junho.Para aproximar esse assunto da sua realidade e do seu dia-a-dia, o ONNE consultou duas profissionais das áreas de arquitetura e paisagismo para tentar simplificar e explicar, na prática, o que é a tal da sustentabilidade, começando por um tema que com certeza é de seu interesse: a sua casa.

O que define se o seu lar, doce, lar, é sustentável? Do ponto de vista arquitetônico, basicamente... Tudo! Para a arquiteta paisagista Beatriz Fernandez Mera, da Mera Arquitetura e Paisagismo, “a sustentabilidade na arquitetura está presente desde a elaboração do projeto”. Isso engloba desde “detalhes construtivos, escolha dos materiais e preocupações com seus resíduos durante a obra até a preocupação do dia a dia do seu usuário, como o local adequado para a armazenagem do lixo para reciclagem e procedimentos para evitar o desperdício dos recursos hídricos”, ela esclarece.


Evitar o desperdício é chave também para a arquiteta Ana Cristina Moraes Barbosa, da Montagem Arquitetos: “Sempre focamos em nossas obras e orientamos os clientes sobre a importância da reutilização de materiais que de início podem parecer descartáveis”, ela diz. Ela acrescenta que é importante também “conhecer profundamente as condições ambientais regionais de cada projeto e propor soluções que além de econômicas e locais respeitem o meio ambiente e o futuro da nossa sociedade”.Mesmo com esse nobre objetivo, porém, nem sempre as pessoas “abraçam” projetos de proposta sustentável assim, logo de cara. Ana Cristina acredita que essa resistência é uma questão cultural e de falta de conscientização. “Realmente eles não pensam em investir nesta área; por exemplo, para montar uma rede de reuso de água devemos construir uma rede hidráulica diferenciada prevendo este reuso”, ela diz, citando os preços “nem sempre economicamente atrativos” como outro obstáculo.


Beatriz Fernandez também cita esse problema nos projetos sustentáveis; isso porque os custos elevados para execução de alguns detalhes construtivos sustentáveis “terão retorno financeiro apenas depois de alguns anos”.E então? Sustentabilidade é um assunto menos complicado do que parecia, mas não tão simples de ser aplicado, não é mesmo? Mas agora que o básico já está esclarecido, cabe a você aplicar os conceitos e discussões do Dia Mundial do Meio Ambiente aos 365 dias do ano!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário