sábado, 2 de abril de 2011

A moda da CHITA

Segundo nosso respeitado Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, chita é "(s.f.) Tecido ordinário de algodão, estampado a cores". A Wikipedia é um pouco mais generosa, dedica um bom trecho a esse simples artefato e define a chita como um tecido de algodão com estampas de cores fortes, geralmente florais, e tramas simples. Afirma que a estamparia "é feita sobre o tecido conhecido como morim - uma estampa característica de chita sobre outro suporte que não seja morim não é chita.


As características principais são: cores primárias e secundárias em massas chapadas que cobrem totalmente a trama, tons vivos, grafite delineando os desenhos, e a predominância de uma cor. As cores intensas servem não só para embelezar o tecido, mas também para disfarçar suas irregularidades, como eventuais aberturas e imperfeições. O nome chita vem do sânscrito chintz e surgiu na Índia medieval e conquistou europeus, antes de se popularizar no Brasil."


Na minha humilde opinião, a chita é um dos tecidos mais incríveis que eu conheço! Pela simplicidade e preço acessível versus presença marcante e ampla possibilidade de utilização. Na decoração, serve tanto para cortinas e toalhas de mesa ou jogos americanos, quanto para forro de estofados, capa de almofadas, revestimento para caixas de madeira, molduras, painéis, cabeceiras de cama, ufa!!



A versatilidade é uma das grandes vantagens da chita. E para quem um dia foi discriminada e considerada pelo Aurélio um "tecido ordinário", a chita agora está recuperando seu lugar ao sol. A chita tá na moda!!


  
Opa, você não era para estar aqui!
Dê uma chance para a chita e dê asas à sua imaginação! Para inspirar, seguem algumas fotos de um restaurante muito fofo de Curitiba que eu adoro, chamado Casa di Bel. É lindo, tem sempre uma cervejinha geladíssima e petiscos deliciosos!!




Fui conferir 'in loco' com minha amiga Daninhélle!!
 E viva a chita!!

Imagens:
jussaradg.blogspot.com
lojaflorita.blogspot.com
wikipedia.org
Revista Casa e Jardim
casadibel.com.br

4 comentários:

  1. amei a poltrona egg estampada verde e roxo...

    ResponderExcluir
  2. Adoro chita e fico encantada com cada trabalho

    ResponderExcluir
  3. Oi Adriana, obrigada pela visita e pelo comentário! Volte sempre que quiser, será um prazer!

    ResponderExcluir