terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Plantas úteis trazem harmonia para o jardim


Nesse ano, acredito que vá escrever mais sobre paisagismo, já que terei uma cadeira sobre isso no primeiro semestre. Como já achei um materialzinho interessante a respeito, compartilho com vocês!

"Ao projetarmos um jardim, um dos primeiros aspectos em que pensamos é a estética. Nada mais justificável. Entretanto, é possível selecionar as plantas usando critérios que resultem em harmonia nos mais variados aspectos, inclusive na convivência benéfica entre as plantas. Isso porque certas plantas, além do valor ornamental, ajudam a prevenir e controlar o ataque de pragas e doenças, pois apresentam propriedades repelentes e até inseticidas.

 
Usada como cerca-viva ou trepadeira, a alamanda produz flores vistosas, amarelas ou rosadas que também são utilíssimas no combate aos pulgões.

 


A calêndula acrescenta um ar campestre ao jardim e libera um aroma sutil que afugenta certos tipos de formigas.




As cravinas têm efeito nematicida, ou seja, combatem vermes microscópicos que atacam as raízes das plantas.



Cientificamente, comprovou-se que algumas plantas metabolizam substâncias de caráter tóxico para determinados insetos, que podem ser espantados pelo aroma dessas substâncias ou atingidos por elas ao se alimentarem de partes dessas plantas (folhas ou seiva, por exemplo). Incluir no jardim plantas que apresentam essas propriedades pode ser uma forma natural de manter a saúde do jardim, evitando o uso excessivo de produtos químicos, sem esquecer da estética e da harmonia.


Calendula officinalis - A planta conhecida como calêndula, por exemplo, é uma bela e delicada flor que pode acrescentar um ar campestre ao jardim. Mas não é só isso, suas propriedades medicinais são reconhecidas pela homeopatia e pela fitocosmética que não dispensa seus poderes cicatrizantes e suavizantes da pele. No jardim, libera um aroma sutil que afugenta certos tipos de formigas.


Allamanda sp - Uma planta muito conhecida, usada como cerca-viva ou trepadeira, a alamanda produz flores vistosas, amarelas ou rosadas que também são utilíssimas no combate aos terríveis pulgões que atacam os jardins. Com suas folhas, podemos produzir uma "calda" poderosa contra estes insetos sugadores, basta fervê-las em pouco de água, deixar esfriar, coar e pulverizar sobre as plantas atacadas.


Gerânios e Tagetes - O gerânio, que costuma decorar jardineiras e bordas de canteiros, além de muito decorativo, ajuda a espantar muitos insetos que invadem os jardins. Esta planta, aliás, é eficiente até contra os nematóides - espécies de vermes que atacam as raízes das plantas, causando deformações e podendo até matá-las. Plantas como os gerânios e os tagetes (Tagetes patula) - mais conhecidos como cravo-de-defunto - liberam substâncias nematicidas pelas raízes e seus odores característicos ainda espantam pulgões e formigas.


Mentha piperita - E já que estamos falando em formigas, famosas por devastarem "áreas preciosas" nos canteiros e jardins, contra elas, podemos contar com uma arma poderosa e útil: a hortelã. Plantada nas bordas dos canteiros ou espalhada pelo jardim, a planta afasta boa parte destas vorazes cortadoras.


Algumas plantas produzem eficientes "caldas inseticidas", como a losna, o tomateiro e o coentro; outras apresentam-se ótimas repelentes ao serem simplesmente plantadas ao lado de outras ornamentais, é o caso da capuchinha (Tropaeolum majus), também conhecida como chagas, que enfeita os jardins e ajuda a repelir pragas. Podemos citar, ainda a camomila (Matricaria chamomilla), que pode apresentar inúmeras utilidades - a vantagem de plantá-la no jardim é poder contar com um chá delicioso e medicinal que, quando pulverizado sobre as plantas, ajuda a fortalecê-las e combate várias doenças que podem atacar as plantas - e a famosa arruda (Ruta graveolens) que, segundo a sabedoria popular, espanta mau-olhado mas, também, é fortíssima combatente dos pulgões."


Fonte: Primavera Garden - www.primaveragarden.com.br

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O efeito das cores em interiores - AMARELO

Foi no blog da querida Vi Larghi que eu encontrei a inspiração pro post da cor da vez, o amarelo. A Vi postou umas fotos tão lindas! - confiram:
http://vilarghi.blogspot.com/2009/11/luminoso-como-o-sol.html.



Eu sempre tive o maior preconceito com o amarelo, porque pelo meu tom de pele, o amarelo não me favorece. Mas acredito que esteja dominando o pré-conceito na medida em que estudo. Estudar design tem me "afiado o olho" para aspectos estéticos que antes eu não percebia. E assim, agora tenho uma blusa, um top e um vestido estampado em amarelo! Não é uma evolução??



O amarelo é a cor do ouro, da fortuna, do sol, dos girassóis de Van Gogh. É a cor da alegria e da comunicação. Tem um quê de divindade também, já que as auréolas dos anjos e dos santos são dessa cor. Amarelo é uma cor associada à criatividade, luminosidade e expansividade. Lembra o bolo de fubá, quindim (hummmm!), os táxis do Rio de Janeiro, a camisa da Seleção Brasileira.



Caraaa! Nunca tinha visto essa Eames em amarelo!

O amarelo também serve para chamar a atenção, indicar necessidade de alerta. Não por acaso é a cor de algumas placas de trânsito e a mais utilizada das canetas marca-texto também é dessa cor!

Mas como nem tudo são flowers, o amarelo tem lá seus aspectos negativos também. Não é à toa que se usa a expressão "sorriso amarelo". Em excesso, o amarelo pode agravar quadros de estresse físico e emocional. Está associado ainda a covardia, enfermidade e egocentrismo.



No feng shui, relaciona-se à estabilidade do elemento Terra e, dada a sua estreita relação com a concentração e com os estudos, é uma excelente alternativa a ser utilizada em escritórios e salas de estudo.

Fonte:
cantodofengshui.blogspot.com
bonsfluidos.com.br
vilarghi.blogspot.com
artesedesign.com.br


Imagens:
receitas.maisvoce.com.br

domingo, 17 de janeiro de 2010

A casa mais vigiada do Brasil



Eeeeeeeeeeeeeeeeee!! Para os que estavam ansiosos esperando, começou a nova edição do Big Brother Brasil (ao mesmo tempo em que acabou o nosso sossego... santa TV a cabo!!!).

Maaaas, contrariando os que dizem que o tal BBB é um programa inútil, achei um post bem interessante num blog chamado A Caderneta - Anotações sobre Design de Interiores (acaderneta.blogspot.com) com fotos detalhadas e comentários muito pertinentes sobre vários ambientes da casa. Isso sim nos interessa!

Particularmente, sempre achei os quartos da casa do BBB aterrorizantes - pelo excesso de informação, ou pela total ausência, como era aquele "quarto branco". Aliás, se eu tivesse que passar uma hora dentro daquele quarto branco, piraria com certeza! É deprimente. Inclusive já falamos sobre isso aqui no blog, no post sobre o branco.Taí o BBB que não me deixa mentir! Agora, esse quarto que aparece aí embaixo é o pior dos meus pesadelos!




Inspirado na arte dos grafiteiros e tatuadores, deve dar o que falar. Bastariam cinco minutos lá dentro para eu cortar os pulsos!!!!!!!!!!!!

Para os que, como eu, não assistem o reality, mas não negam que podemos ver boas sacadas na decoração da casa, curtam a postagem na íntegra no endereço abaixo, com a vantagem de que ela poderá ser atualizada no decorrer do programa, segundo sua autora (que, aliás, possui outros blogs bem interessantes):


E aí, não vai dar uma "espiadinha"?  ;-)

Imagens:
oglobo.globo.com

sábado, 9 de janeiro de 2010

Qual é o seu estilo?


No site do grupo Inove de Curitiba tem um teste bem legal para descobrir! O endereço para fazer o teste é http://www.sereviver.inovestore.com.br/, exige um pré-cadastrinho bem rápido com nome, telefone e e-mail, e depois é só ir clicando nas imagens de sua preferência, conforme a orientação do site. É bem divertido e, no meu caso, acho que fechou direitinho. Segue uma cópia do meu resultado, quem sabe você se empolga?





Também vale dar uma navegada no site da Inove Decoração + Design, eles têm duas lojas em Curitiba totalizando mais de 2.000 m² de show room. A Inove oferece opções para estar, jantar, dormitórios, jardim, tapetes, objetos e complementos, entre outros. Dá pra se cadastrar pra receber a newsletter e ficar por dentro das novidades.

Eles também têm uma marca própria de mobiliário e objetos exclusivos, com duas coleções - Eva e Narciso - com conceito contemporâneo, que é comercializada nas lojas do grupo e em outras lojas em todo o País.



domingo, 3 de janeiro de 2010

O efeito das cores em interiores - BRANCO

FELIZ 2010!!!!!!!!!!!!




E é assim, em clima de Reveillon (ainda), que discorreremos sobre o BRANCO, essa cor inevitavelmente associada aos festejos de Ano Novo, aos vestidos de noiva, aos bonecos de neve, aos jalecos médicos...

Bom, o branco representa a união de todas as cores do círculo cromático. É definida como "a cor luz", em cores-luz, ou como "a ausência de cor", em cores-pigmento. Importante esclarecer a diferença entre esses conceitos: cor-luz é aquela relacionada à radiação solar (e que aparece toda linda no arco-íris), e a cor-pigmento é a cor "fabricada" pelo homem, popularmente conhecida como "tinta" (rsrsrs!). O branco reflete todos os raios luminosos, não absorvendo nenhum e por isso aparecendo como clareza máxima.




O branco, apesar de associado a coisinhas bonitinhas, pureza, amplitude, clareza, higiene e etc., também pode deprimir e trazer frieza, monotonia, melancolia e impessoalidade, se mal empregado.

Curiosidade: o dióxido de titânio é o composto utilizado como pigmento na indústria como corante para a cor branca e sua aplicação vai desde tintas, esmalte e papel até em cerâmicas e produtos alimentares. Quase tudo que a indústria moderna utiliza para dar cor branca a em algo, é quase certo que a base do pigmento branco é o dióxido de titânio. (!!!!!!) by Wikipedia, melhor confirmar (risos!!!!).




Outra: sabe por que o leucócito se chama leucócito?? Porque essa palavra deriva do prefixo grego Leukos, que significa "branco", e o sufixo Citos quer dizer "célula". Olhaaaaaaaa!!!!



E o branco em interiores? O branco faz uma base neutra para qualquer decoração, embora provoque um contraste bastante acentuado com outras cores, o que faz com que seja freqüentemente substituído por um begezinho, um cinza ou qualquer outro "neutrinho" básico. Mas que um branquinho tem o seu valor, aah se tem! O branco amplia espaços muito pequenos, principalmente se aliado a outros truquezinhos, como iluminação e espelhos.

No feng shui, o branco está associado à área da Criatividade, que além de influenciar os estudos, leitura e trabalhos artísticos, também rege os filhos e o diálogo dentro de casa, e está relacionado ao elemento Metal.

Fonte:
Imagens: