sábado, 27 de março de 2010

Taco e parquet

Ainda não visitei a Casa Cor SC, não sei se usaram nos ambientes de lá, mas isso também não me importa muito. O fato é que eu AMO pisos de madeira, especialmente os de taco! Eles continuam atualíssimos, sugerindo aquele arzinho vintage para o espaço. Combinados com mobiliário contemporâneo, formatos orgânicos e cores fortes, então, ficam imbatíveis!


Essa foto aí de baixo mostra que um piso de madeira tem o seu valor! Ficou lindo não? E o contraste com a mesa espelhada, o que acharam? Eu achei M-A-R-A!!
Os tacos permitem as mais diversas formas de paginação. A minha preferida é essa em espinha-de-peixe. Por experiência própria, pra quem for projetar, nunca faça à mão! NUNCA, viu?

Essa da foto utiliza peças bem compridas e estreitas - não sei que tipo de madeira é. Como se pode ver, essa paginação acrescenta bastante informação visual ao espaço, portanto precisamos ter cuidado ao prescrever móveis, objetos e outros elementos para não deixar o ambiente poluído.

Também sou APAIXONADA por parquet, que é esse taquinho menor - acho uma graça! Gente, por que ainda encontramos tantos apartamentos com piso de carpet? POR AMORES, um taco de madeira não sai muito caro, e é muuuuuuuuuuuito melhor!! Os alérgicos que o digam rs!

O piso de taco é agradável no aspecto térmico, como os demais pisos em madeira. Olha o aconchego que sugere essa foto abaixo! Não dá muito trabalho pra manter, principalmente se for utilizado alguma cobertura do tipo Synteko (eu não gosto muito, mas facilita a vida). O único inconveniente que vejo nesse tipo de piso, mas que a mim, particularmente, não incomoda, é a variação de tonalidade na madeira. É mais difícil obter homoneneidade entre as peças. Mais uma vez, é necessário tomar cuidado com os demais elementos utilizados no espaço.


Hoje em dia, a fixação dos tacos é feita com colas mais modernas e eficazes que no passado (normalmente, cola à base de PVA), a ponto de existirem colas tão potentes, mas tão potentes, que os tacos não podem mais ser arrancados, a não ser que sejam destruídos! Portanto, não se preocupe, se o serviço for de qualidade, seus taquinhos não vão se soltar.

Também é legal observar a origem da madeira utilizada. Bora dar preferência a madeiras de reflorestamento e produtos de empresas certificadas? Saiba o que significa a sigla FSC - Forest Stewardship Council A.C., é um selo que identifica os produtos feitos com madeira proveniente de florestas manejadas de forma sustentável. Saiba mais acessando www.fsc.org. Normalmente, as empresas maiores possuem um programa próprio de reflorestamento.

3 comentários:

  1. A primeira foto é de um parque rústico sem acabamento, simples , tosco ou seja que pode ser criticado.
    A segunda foto é parque de casa de pobre, aquela mesa fina parcelada não disfarça a origem humilde, eu tenho horror(momento kako antíbes)
    A terceira foto é de um parque impecável, não há o que criticar, o que muda é o gosto e tom de cor do parque que varia de cada pessoa, se mudar estraga.
    A quarta foto tenho nojo, cresci em um apartamento com esse parque desprezível e asqueroso, o fiásco é que minha familia mesmo com condiçoes de mudar ou de lixar, demorava anos para tomar alguma atitude.
    A última foto é de um parque admirável, mas prefiro um pouco mais claro, melhor para procurar objetos pequenos e escuros que caem no chão e porque parque escuro é de pessoas de pouco asseio com limpeza, ta escurinho e disfarça a sujeirinha para quem não gosta de limpar, parque de porquinho ronc ronc fsss fss
    Eu que sou um mega homem sem igual triatleta e sem preguiç, não gosto de ver sujeira e logo trato de limpar, não é mania de limpeza.

    ResponderExcluir
  2. Linda essa decoradora, a próxima reforma da minha casa,a contrato para tornar mais agradável minha casa, com todas as despesas pagas de passagem de ida e volta, um belo jantar, pub temático e balada.

    ResponderExcluir
  3. Discordo com o Daniel, Sinceramente Taco, soluciona questoes difernciadas de quaisquer ambiente, seja pobre ou rico, se aplicado corretamente, teremos um revestimento com estilo e personalidade.
    Porem, como NIEMEYER diz:

    A Arquitetura (e decoracao) não muda nada. Está sempre do lado dos mais ricos. O importante é acreditar que a vida pode ser melhor.

    ResponderExcluir