quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Salão Internacional do Móvel de Milão

O Salão Internacional do Móvel, realizado anualmente em Milão, na Itália, acontecerá entre os dias 22 e 27 de abril de 2009, em sua 48ª edição.


Nesse evento, que é o mais importante do setor, arquitetos, comerciantes, industriais e profissionais ligados a essa área poderão conferir os mais recentes lançamentos e tendências de móveis e acessórios.

Serão apresentadas todas as tipologias de decoração - da peça única à coordenada até objetos do nosso cotidiano. Uma atenção especial é dedicada aos materiais, às tecnologias e aos estilos que variam do clássico ao ultra-moderno.

Promotor: Fiera Milano

Fonte: www.camaraitaliana.com.br

Mais informações: www.cosmit.it

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Recamier - a Madame e o Móvel


Essa foi uma das coisas mais legais que aprendi no curso de decoração! (risos)

Tive a sorte de conhecer "ao vivo e a cores" essa tela belíssima no Louvre. A moça da foto era a Madame Récamier, dama da sociedade francesa do século XVIII, imortalizada pelo mestre do neoclassicismo Jacques Louis David nesse retrato, onde Recamier se encontra recostada no tal divã.

Tanto o recamier quanto canapé são variações de pequenos e elegantes sofás, feitos de madeira finamente entalhada e estofamento no assento, encosto e braços. Hoje em dia estão bem mais moderninhos, e podemos encontrá-los nos mais diversos materiais e formatos. Eu, particularmente, adoro a versão com dois "bracinhos", sem encosto e com acabamento em capitonê (aquele dos botões "afundados"). Esse da foto aí embaixo eu encontrei em www.exoticexcess.com.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Quem é... JAIME LERNER

Estou em Curitiba, cidade que amo tanto e onde um dia hei de morar, por isso fiquei inspirada para pesquisar um pouquinho sobre esse arquiteto que colocou "ordem na casa". Vamos lá!

Jaime Lerner, nascido em Curitiba (17-12-1937), é arquiteto e urbanista formado pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná, em 1964. Participou do desenvolvimento das diretrizes básicas do Plano Diretor de Curitiba (1966-69) e foi um dos fundadores do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC, onde ocupou a presidência no biênio 1968-69. Três vezes prefeito da Cidade de Curitiba (1971-75; 1979-83; 1989-92), Lerner liderou a revolução urbana que fez da cidade referência nacional e internacional em planejamento urbano, principalmente em transportes, em meio ambiente, em programas sociais e em projetos urbanísticos. Entre as duas primeiras gestões na prefeitura, Lerner assumiu, em 1975, o cargo de consultor da Organização das Nações Unidas – ONU, para Assuntos Urbanos. Duas vezes governador do Estado do Paraná (1995-98; 1999-2002), Lerner realizou uma grande transformação econômica e social que mudou o perfil do estado, com a política de industrialização, de modernização da infra-estrutura, de capacitação e de melhoria da qualidade de vida nas cidades e no campo.

Pelo reconhecimento da sua obra em Curitiba e no Paraná, recebeu diversos prêmios e títulos internacionais, com destaque para o Prêmio Máximo das Nações Unidas para o Meio Ambiente (1990), UNICEF Criança e Paz (1996), The 2001 World Technology Award for Transportation (2001), o Prêmio “The 2002 Sir Robert Mathew Prize for the Improvement of Quality of Human Settlements”, pela União Internacional de Arquitetos – UIA e o “2004 Volvo Environment Prize”.

Proferiu palestras em importantes conferências, tais como no International Green Forum, Osaka, Japão (1986); na New York Academy of Sciences (1986); no Congresso Internacional da União Internacional dos Arquitetos - UIA, Chicago, EUA (1993) e na 53ª Conferência Anual das Nações Unidas (2000). Nos períodos que não ocupou cargos públicos, exerceu intensa atividade em arquitetura e urbanismo. Obteve, em equipe, o 1º lugar no Concurso Nacional de Projetos para o Edifício-Sede da Polícia Federal, em Brasília (1967); 2º lugar no Concurso Internacional Eurokursaal, San Sebastian, Espanha (1966); Silver Medal no “International City Design Competition”, University of Wisconsin, EUA (1989), e vários prêmios do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB, seções estadual e nacional, por projetos e obras em arquitetura e urbanismo.

Em urbanismo, desenvolveu planos para várias cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Aracaju, Natal, Goiânia, Campo Grande e Niterói; prestou assessoria em Caracas (Venezuela), San Juan (Porto Rico), Xangai (China), Havana (Cuba), Seul (Coréia do Sul) e é consultor das Nações Unidas para Assuntos Urbanos. Em 2002 foi eleito, para um mandato de três anos, presidente da União Internacional de Arquitetos, onde tem como principal plataforma o programa “Celebração das Cidades”, que convoca todas as nações e culturas do planeta à proposição de soluções para as suas cidades.

Fonte: www.jaimelerner.com.br

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O que é Feng Shui?

Feng Shui é uma técnica milenar chinesa de harmonização dos ambientes. Feng significa "vento" e indica que pela casa circula uma energia poderosa e vital tão invisível quanto ele. Shui significa "água" e mostra que essa energia pode ter o comportamento da água, circulando como um rio em um lugar ou estacionando como um lago em outro. Essa energia é chamada pelos chineses ch'i (pronuncia-se tchi), ou energia vital. O Feng Shui orienta o fluxo do ch'i, que circula pela casa, com diversas técnicas, fornecidas pelas suas três escolas principais: a da Forma, a da Bússola e a do Chapéu Negro.

A Escola do Feng Shui do Chapéu Negro é a mais simples, sua aplicação pode ser feita por qualquer pessoa e é a mais popular no Ocidente. Basta colocar o ba-guá sobre a planta da casa ou de um ambiente e depois seguir as orientações sobre as curas. Já o Feng Shui da Escola da Forma (a mais antiga), da Bússola, Ba Zhai e Tradicional exigem o acompanhamento de um especialista, pois envolvem procedimentos mais complexos.

O ba-guá é a principal ferramenta da Escola do Chapéu Negro. Pode ser aplicado na planta da casa toda ou num único ambiente, com a intenção de identificar os cantos que correspondem a oito diferentes áreas da vida. Os guás são cada um dos oito setores do ba-guá. Cada guá relaciona-se a uma área da vida (Trabalho, Espiritualidade, Família, Prosperidade, Sucesso, Relacionamentos, Criatividade e Amigos), que será ativada com o uso de cores e objetos correspondentes.

Poltrona Swan

Outra obra de arte de Arne Jacobsen, a Swan é uma cinquentona enxuta: continua atualíssima. Mais uma grande demais pro meu apê... snif! Essa estampadinha aí é da Adriana Barra para Micasa.
Foi criada em 1957 juntamente com a Poltrona Egg, especialmente para ser utilizada no lobby e lounge do hotel dinamarquês Royal Hotel, de Copenhagen no ano de 1958. A Poltrona Swan marcou época por ser totalmente inovadora em termos de design (por possuir uma forma totalmente curvilínea) e de grande inovação tecnológica.

Para celebrar seus 50 anos de história a Fritz Hansen, grife original da cadeira, lançou em outubro de 2008 1958 edições limitadas da cadeira em uma versão branca com uma gravação do número correspondente em sua base.

Fonte: blog Dellano - www.dellano.com.br/blog

Quem é... MARCELO ROSENBAUM

Marcelo Rosenbaum é o meu xuxu!

Nascido em 1968, paulista, Marcelo Rosenbaum frequentou a Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Em 1990 abriu seu escritório de arquitetura. Em 1992, trabalhou com o arquiteto Andreas Weber, pai do estilo High-Tech alemão. Entre 1994 e 1995 foi correspondente da Feira de Móveis de Colônia, responsável pela montagem da exposição Brasil Faz Design em Milão, Rio e São Paulo. Em 1994, expôs peças em madeira no Café Design da Tok&Stok. No ano de 1996, no mesmo espaço, participou de uma exposição conjunta na qual expôs peças em resina. Neste mesmo ano, participou da mostra de móveis Brasil 2000 promovida pelo Museu de Arte de Ribeirão Preto. Em 1997, ganhou o 1º Prêmio do Museu da Casa Brasileira - Joaquim Tenreiro. É responsável por vários projetos de arquitetura e design de interiores de várias marcas, como Zapping, VR, Levis, Sommer, entre outras. É o designer responsável pela criação da linha de sofás Bull, desenvolvida exclusivamente para a Tok&Stok.


O nome Rosenbaum é sinônimo de modernidade e talento não só no âmbito da arquitetura, decoração e design, como também no segmento de moda e gastronomia. Sua atuação cosmopolita já lhe rendeu o reconhecimento da mídia especializada internacional. Já esteve em publicações como Wallpaper e ELLE Décor (2 vezes em cada), Habitar e DIF Portuguesa e jornais italianos como o La Republica. No livro australiano “Fifty of the worlds best apartments” (Images Publishing) só três brasileiros tiveram seus trabalhos representados. Rosenbaum está lá com um de seus projetos residenciais. Aos 41 anos, Rosenbaum acumula diversos prêmios em seu currículo. Entre eles o 1º lugar em design de mobiliário no Museu da Casa Brasileira, em 1999, considerada uma das mais importantes premiações do Brasil; o 1º lugar no VII Prêmio Deca: “um sonho de banheiro”, na categoria banheiro residencial, em 2001, a 1ª colocação do Salão Móvel Sul, na categoria indústria, em 2004, com duas poltronas de metacrilato (meta 1 e meta 2). Em 2005 o arquiteto foi eleito pela revista Vip (Editora Abril) o homem do ano na categoria Arquitetura. Em 2006 o arquiteto desenvolveu o projeto da Flagship Triton na rua Oscar Freire (SP), o projeto de uma casa noturna em uma igreja tombada de São Paulo, o camarote da Nova Schin na Sapucaí, além de assinar três espaços na São Paulo Fashion Week, dentre eles o lounge do WGSN o maior bureau de tendências do mundo, onde criou um espaço confortável e irreverente, com a mistura de móveis e objetos absurdos com um banco vai-e-vem de carneirinho e almofadas de doces.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Decoração Sustentável

"A melhor maneira de salvar a floresta é incentivar a exploração sustentável da madeira" - na primeira vez que escutei essa afirmação anos atrás, vinda de um conceituado ambientalista, confesso que me pareceu um contrasenso. No entanto, o tempo mostrou a sabedoria da frase. Cresce a cada dia o número de produtos que trazem estampados selos que atestam a procedência da madeira, como o FSC, sigla para Forest Stweardship Council.

O Banco Zebra, que você vê na foto acima, é um exemplo dessa nova geração de produtos. Fabricado pela Facilities Brasil, ele é feito de Teca. Essa espécie, originária da Índia e Indonésia, tem sido cultivada mundo afora por suas características de resistência às intempéries. O móvel traz o selo Teak Wood de boa procedência da madeira.

Fonte: Karina Yamamoto em www.casaclaudia.com.br

Arquitetura Sustentável

Conceito de Sustentabilidade

A primeira definição de desenvolvimento sustentável foi cunhada por Brundtland Report, em 1987, afirmando que desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente, sem comprometer o atendimento às necessidades das gerações futuras.

Nas décadas seguintes, grandes conferências mundiais foram realizadas, como a Rio’92, no Rio de Janeiro, em 1992, e a Rio+10, em Johannesburgo, em 2002. Nessas reuniões, protocolos internacionais foram firmados a fim de rever as metas e elaborar mecanismos para o desenvolvimento sustentável. O desafio global de melhorar o nível de consumo da população mais pobre e diminuir a pegada ecológica e o impacto ambiental dos assentamentos humanos no planeta foi o grande tema em debate.

No final da década de 1980 e início da década de 1990, as questões de sustentabilidade chegaram à agenda da arquitetura e do urbanismo de forma incisiva, trazendo novos paradigmas.

Cenário da Construção Civil e Conceito de Construção Sustentável

As cidades e seu metabolismo são as grandes responsáveis pelo consumo de materiais, água e energia, sendo assim razoável pensar que, em um futuro próximo, continuarão a produzir grande impactos negativos sobre o meio natural.

Muitos destes impactos negativos são gerados pelo setor da construção civil, que responde por 40% do consumo mundial de energia e por 16% da água utilizada no mundo. De acordo com dados do Worldwatch Institute, a construção de edifícios consome 40% das pedras e areia utilizados no mundo por ano, além de ser responsável por 25% da extração de madeira anualmente. É natural que a sustentabilidade assuma, gradualmente, uma posição de cada vez mais importância neste cenário.

O conceito de Construção Sustentável baseia-se no desenvolvimento de modelos que permitam à construção civil enfrentar e propor soluções aos principais problemas ambientais de nossa época, sem renunciar à moderna tecnologia e a criação de edificações que atendam as necessidades de seus usuários.

Certificação e Avaliação Ambiental

A questão ambiental vem sendo debatida em todo o mundo, e tornou-se necessário adequar a arquitetura a esta demanda. Diversos países criaram critérios de avaliação para construções sustentáveis.

Os métodos para avaliação ambiental de edifícios surgiram na década de 1990 na Europa, EUA e Canadá com a intenção de encorajar o mercado a obter níveis superiores de desempenho ambiental. Pelo fato das agendas ambientais serem diferenciadas, os métodos empregados em outros países não devem ser utilizados sem as devidas adaptações, incluindo a definição dos requisitos de sustentabilidade que devam ser atendidos pelos edifícios no Brasil.

Atualmente, praticamente cada país europeu, além de Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão e Hong Kong, possui um sistema de avaliação de edifícios. No Brasil, o atestado de boa conduta ambiental e social mais difundido é a Certificação LEED do USGreen Building Council - GBC (Conselho Norte Americano de Prédios Verdes). Mas outros sistemas de certificação estão começando a despontar. Em abril de 2008 foi lançada a certificação para empreendimentos sustentáveis Alta Qualidade Ambiental (AQUA), que foi adaptada para atender as características ambientais do país.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Craft Design


14ª Edição - CRAFT DESIGN
De 28 Fevereiro a 03 de Março de 2009
Das 10h às 20h
Centro de Eventos São Luís - Rua Luís Coelho, 323 - Consolação - São Paulo - SP

A Craft Design é um evento de negócios, direcionado a arquitetos, decoradores, lojistas e profissionais da área de decoração. Nessa feira, são apresentadas as coleções de designers selecionados e novos talentos. Um dos diferenciais da feira é a seleção de produtos pelos seus aspectos inovadores, funcionais, ambientais e sociais.

"Espaço "Edição Limitada" na 14ª Craft Design - Depois do bem sucedido Espaço+, lançado na edição passada, a novidade da 14ª Craft Design é o espaço Edição Limitada. Quatro designers e/ou artistas plásticos selecionados, lançarão peças únicas ou em edição limitada. “Alguns artistas queriam fazer peças mais exclusivas e não encontravam espaço no mercado, resolvemos abrir mais essa oportunidade na Craft Design” explica Daniela Cecchini. Essa edição apresentará novidades de quatro grandes talentos: Adriana Yazbek, Cynthia Gavião, Juliana Bollini e Ana Moraes."

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Quem é... ARNE JACOBSEN


Arne Jacobsen (1902-1971) nasceu em Copenhagen, Dinamarca, e notabilizou-se como arquiteto , decorador, professor, designer de móveis, têxtil e de cerâmicas. Mesmo quando criança, ajudava na decoração da casa, percebendo alguns exageros dos pais, pintava de branco os papéis de parede do próprio quarto.

Inicialmente queria ser pintor, porém seu pai achou a carreira de arquiteto uma escolha mais sensata e promissora. Começou a trabalhar como pedreiro, acabando por se formar como arquiteto em 1927 na Academia Real de Artes de Copenhagen, onde também foi professor a partir de 1956. De 1927 a 1930 trabalhou com o arquiteto Poul Holsoe, a partir desta data abriu seu atelier.


Em 1951 criou a cadeira Ant, e em 1955 a Série 7, que vieram a se tornar umas das cadeiras de maior sucesso comercial do mundo. Seu projetos mais conhecidos são o St Catherine's College, em Oxford, e o Hotel Royal SAS de Copenhagen para o qual desenhou a cadeira Egg, em 1957, considerada um ícone do design mundial. O produto recebeu esse nome por seu corte volumétrico, parecido com um ovo.

Esse arquiteto detalhista, foi o primeiro a introduzir os conceitos do modernismo na Dinamarca, iniciando sua aplicação na indústria de móveis. Assumindo a natureza como fonte de inspiração, Jacobsen conciliou simplicidade, funcionalismo, elegância e conforto nos produtos que assinou.

Poltrona Egg

"A poltrona Egg foi desenhada pelo arquiteto e designer Arne Jacobsen em 1957. Ela recebeu esse nome devido ao seu corte volumétrico, parecido com um ovo. Considerada hoje um ícone do design mundial, a Egg foi criada para o Hotel Royal SAS, de Copenhagen, também projetado pelo arquiteto."

Fonte: www.tokstok.com.br

Eu não posso ter uma Egg na minha casa em função de suas generosas dimensões... mas que eu AMO essa poltrona, aahhh... e como! Tanto que é a foto de uma delas que abre esse blog! Do Arne também AMO a poltrona Swan. Daqui a pouco ela também aparece...