quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O que é Feng Shui?

Feng Shui é uma técnica milenar chinesa de harmonização dos ambientes. Feng significa "vento" e indica que pela casa circula uma energia poderosa e vital tão invisível quanto ele. Shui significa "água" e mostra que essa energia pode ter o comportamento da água, circulando como um rio em um lugar ou estacionando como um lago em outro. Essa energia é chamada pelos chineses ch'i (pronuncia-se tchi), ou energia vital. O Feng Shui orienta o fluxo do ch'i, que circula pela casa, com diversas técnicas, fornecidas pelas suas três escolas principais: a da Forma, a da Bússola e a do Chapéu Negro.

A Escola do Feng Shui do Chapéu Negro é a mais simples, sua aplicação pode ser feita por qualquer pessoa e é a mais popular no Ocidente. Basta colocar o ba-guá sobre a planta da casa ou de um ambiente e depois seguir as orientações sobre as curas. Já o Feng Shui da Escola da Forma (a mais antiga), da Bússola, Ba Zhai e Tradicional exigem o acompanhamento de um especialista, pois envolvem procedimentos mais complexos.

O ba-guá é a principal ferramenta da Escola do Chapéu Negro. Pode ser aplicado na planta da casa toda ou num único ambiente, com a intenção de identificar os cantos que correspondem a oito diferentes áreas da vida. Os guás são cada um dos oito setores do ba-guá. Cada guá relaciona-se a uma área da vida (Trabalho, Espiritualidade, Família, Prosperidade, Sucesso, Relacionamentos, Criatividade e Amigos), que será ativada com o uso de cores e objetos correspondentes.

2 comentários:

  1. oi...bem legal seu blog....o meu é sobre arquitetura e interiores..psaa lá para conheçer..abraços

    ResponderExcluir
  2. Bendito ditado que diz: "A fruta não cai longe do pé"...rs
    Terei através de você querida, mais crescimento e amadurecimento com um olhar a mais...
    Lindo blog querida...uhuuuuuuuuuuu!!!
    AMO!!!!!
    Beijinhos estelares
    Mami :)

    ResponderExcluir