domingo, 8 de fevereiro de 2009

Quem é... ARNE JACOBSEN


Arne Jacobsen (1902-1971) nasceu em Copenhagen, Dinamarca, e notabilizou-se como arquiteto , decorador, professor, designer de móveis, têxtil e de cerâmicas. Mesmo quando criança, ajudava na decoração da casa, percebendo alguns exageros dos pais, pintava de branco os papéis de parede do próprio quarto.

Inicialmente queria ser pintor, porém seu pai achou a carreira de arquiteto uma escolha mais sensata e promissora. Começou a trabalhar como pedreiro, acabando por se formar como arquiteto em 1927 na Academia Real de Artes de Copenhagen, onde também foi professor a partir de 1956. De 1927 a 1930 trabalhou com o arquiteto Poul Holsoe, a partir desta data abriu seu atelier.


Em 1951 criou a cadeira Ant, e em 1955 a Série 7, que vieram a se tornar umas das cadeiras de maior sucesso comercial do mundo. Seu projetos mais conhecidos são o St Catherine's College, em Oxford, e o Hotel Royal SAS de Copenhagen para o qual desenhou a cadeira Egg, em 1957, considerada um ícone do design mundial. O produto recebeu esse nome por seu corte volumétrico, parecido com um ovo.

Esse arquiteto detalhista, foi o primeiro a introduzir os conceitos do modernismo na Dinamarca, iniciando sua aplicação na indústria de móveis. Assumindo a natureza como fonte de inspiração, Jacobsen conciliou simplicidade, funcionalismo, elegância e conforto nos produtos que assinou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário