domingo, 8 de novembro de 2009

Um presente da sabedoria chinesa

Para os orientais, tudo o que nos rodeia tem energia, também chamada de Chi. O Feng Shui se preocupa em harmonizar esta energia nos espaços em que vivemos para que ela consiga fluir de maneira livre e sem ficar estancada por qualquer motivo.

Como o lugar que vivemos pode influenciar nosso estado de espírito ou nossa sorte? É a esta pergunta que o Feng Shui se dedica a explicar há três mil anos. Sem saber por que, existem casas ou locais de trabalho que nos causam estresse ou irritação e outros que, ao contrário, conseguem nos acalmar mesmo nas situações de maior tensão.

Para os chineses estas questões não são nenhum mistério. Há três mil anos, eles inventaram o Feng Shui, disciplina que estuda os campos de energia nas construções. Atualmente, este sistema é usado não somente no Oriente, como também tem conquistado seguidores em diversos países do Ocidente. O Feng Shui pode parecer superstição para alguns. Seus seguidores, no entanto, se defendem afirmando que, muito antes do descobrimento dos campos magnéticos da Terra e das linhas de força da Física, os livros clássicos do Feng Shui já falavam de correntes de energia invisíveis chamadas de "Chi". Através do Feng Shui, que significa "vento e água", pode-se determinar a organização e decoração mais favoráveis de um espaço, de forma a garantir que a energia vital ou "Chi" seja ótima e relaxante para seus habitantes.

Os fundamentos do Feng Shui são os conceitos do "Chi", a energia vital; o Yin e Yang, os opostos complementares; os Cinco Elementos ou as cinco fases da energia; o I Ching, o livro principal de toda a sabedoria chinesa e o Ba-Guá, o octógono com os oito trigramas onde se sintetizam e relacionam todos estes conceitos.

Aprenda a usar um ba-guá

O ba-guá é um instrumento usado para colocar o Feng Shui em prática. Ele é uma "bússola" octogonal. Cada lado representa uma subdivisão dos quatro pontos cardeais, que são identificados por uma aspiração da vida. As aspirações representadas no ba-guá são educação e espiritualidade, relações e saúde na família, relacionamentos e perspectivas de casamento, criatividade e sorte aos filhos, trabalho, prosperidade e reconhecimentos profissional e amigos. Cada aspiração é simbolizada por um trigrama (triângulo).O ba-guá é utilizado sobre a planta da casa onde se quer praticar o Feng Shui. O norte do ba-guá deve coincidir com o norte da residência. Cada aspiração fica apontada para um lado/cômodo da casa. Cada lado (ou Kua) do ba-guá possui um complemento, que é seu lado oposto. O trabalho, por exemplo, complementa o sucesso, assim como o casamento e relacionamento, complementam a educação e a espiritualidade. A relação entre os Kuas e seus ciclos produtivos e destrutivos se projetam nas plantas, móveis e cores da casa.

Usando o ba-guá

Coloque o ba-guá sobre o centro de um rascunho ou planta de sua casa. O norte geográfico da casa deve coincidir com o norte do ba-guá. Cada cômodo da casa deverá representar uma aspiração que está no ba-guá. Depois de identificados os lados correspondentes a cada lugar da casa, observe quais as características que o cômodo deve apresentar para a aspirações da vida funcionarem positivamente.

Caso a aspiração que você queira ativar coincidir com o banheiro, deixe de usá-lo, pois é mau sinal. A cozinha também diminui a potencialidade da aspiração desejada. Se a sua casa não tiver formato quadrado, ou seja, se estiver faltando algum ângulo para conferir com o ba-guá, pode-secolocar um espelho no local mais próximo e construir o ângulo. Pode-se também ampliar a casa. Se sua casa tiver mais que um andar, é preciso que se siga os passos acima em cada andar.

Fonte: terra.com.br/esoterico - Escola de Feng Shui

Um comentário:

  1. Maravilhoso esse posto querida!!! PARABÉNS!
    "Se sentires uma leve brisa em teu rosto,não se assuste,sou eu que te beijo em silêncio"
    Te amo!
    Besos
    Mamis ;D

    ResponderExcluir