quarta-feira, 27 de maio de 2009

No caminho das Índias...

Já que a Índia virou moda e não tem quem não ouça um "Are Baba" de vez em quando (risos), na decoração não poderia ser diferente!

Novidade não é, mas desde que começou a atual novela das oito (que de uns anos pra cá, começa às nove), todos os dias somos premiados com belas imagens das residências indianas (reproduzidas, provavelmente, não sei, não entendo de cenário de novela) com suas cores vibrantes e riqueza de detalhes.

"Por aqui, o estilo que vem de países asiáticos inspira há tempos decoradores e arquitetos, que fazem uso de peças comuns na Índia: almofadas bordadas, mantas, baús, móveis, vasos, caixas, luminárias e imagens de divindades.
Edmundo Rodrigues, proprietário da loja Espaço Til, em São Paulo, especializada em produtos do Oriente, sentiu imediatamente o aumento do volume de vendas com a estréia da novela. "Já era esperado, por isso me programei com meses de antecedência para suprir a demanda", conta ele, que acumula cerca de 40 viagens à Índia.



Sua primeira visita ao país foi um divisor de águas, assim como para a decoradora Neza Cesar. "A estética da Índia combina muito comigo: é colorida e muito rica em detalhes", diz Neza, uma referência quando o assunto é decoração étnica. Além dos detalhes (costuma-se dizer que as casas indianas são "bordadas", dos palácios às moradias populares), a decoradora destaca o aspecto sensorial. "A Índia tem um cheiro especial. É interessante usar esse elemento na decoração, com incensos e flores perfumadas", exemplifica.

Mas, se você ficou tentado a dar um toque indiano na sua casa, vá com calma. É preciso tomar cuidado para não deixar a decoração carregada e "escorregar" facilmente para um visual caricato. "As ambientações vistas na novela estão vinculadas ao estilo antigo e tradicional, mas é possível misturá-lo com elementos contemporâneos. Uma proposta que pode estar em qualquer parte do mundo", alerta o designer de interiores Moreno. O melhor, portanto, é apostar em detalhes e cores com inspiração étnica."

Fonte: Redação Terra

Um comentário:

  1. Verdade... A India vem influencando e muito tanto na decoração quanto nas roupas e acessorios.
    É um meio muito interessante de sai do nosso tradicional minimalista, pois os elementos indianos trazem sensações, buscam o universo sensorial,visual tatil...
    Amo muito tudo isso...

    hehehehe

    otima reportagem...

    beijoksss

    ResponderExcluir