sábado, 30 de maio de 2009

Quem é... PHILLIPE STARCK

"Nascido em Paris, estudou na Escola Nissin de Comondo. Em 1965 ganhou a competição de mobiliário de La Vilette. Três anos depois fez parte do desenvolvimento de móveis infláveis em parceria com L. Venturi. Em 1969 já era o diretor de arte da Pierre Cardin, onde produziu 65 peças de design exclusivo. Em 1979 fundou sua própria empresa, a Starck Productions. Já havia trabalhado como designer de produtos, de mobiliário e de interiores quando foi selecionado a desenvolver a renovação completa do apartamento pessoal do Presidente de seu país. Trabalhou também para várias empresas, dentre as quais Vitra, Disform, Driade, Baleri, XO e Idée. Em 1986, tornou-se conferencista adjunto da Domus Academy, em Milão. É conhecido mundialmente pelo seu design leve e contemporâneo, tanto pela forma quanto pelos materiais que emprega em suas criações."


Starck recorda que passou sua infância debaixo do pai desenhando placas; horas passadas serrando, cortando, colando, lixando e desmontando bicicletas, motociclos e outros objetos. Vários anos e vários protótipos depois, os italianos fizeram dele responsável pelo nosso mobiliário; o presidente Mitterrand lhe pediu para mudar seu apartamento pessoal no Palácio Elysées; ele transformou Royalton e Paramount, em Nova York para o novo clássico dos hotéis espalhados pelo mundo, e Japão, com o arquitetônico tours de force fizeram dele o principal expoente da arquitetura expressionista. Sua respeito pelo ambiente e pela humanidade foi também reconhecido na França, onde foi convidado a projetar a École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs, em Paris, a torre de controle do aeroporto em Bordeaux, e uma fábrica de reciclagem de resíduos na região metropolitana de Paris.

No exterior, ele continua a agitar as tradições e a cultura das grandes cidades ao redor do mundo, com a decoração do restaurante Península Hotel, em Hong Kong, o Teatron no México, o Hotel Delano, em Miami, o Mondrian em Los Angeles, o Asia de Cuba em Nova York, e toda uma série de projetos em curso em Londres e outras regiões. Seu dom é o de transformar o objeto de sua missão em um local de encanto, prazer e encontros. Um sincero e entusiasta cidadão do mundo de hoje, ele considera que é seu dever de partilhar conosco a sua subversiva visão de um mundo melhor. Ele é incansável em mudar a realidade da nossa vida diária. Ele capta o espírito essencial do mar para Beneteau, transforma a escova em um objeto nobre, espreme limões mas da forma "errada".

Ele também investe tempo para mudar as bandejas, luminárias, escovas de dentes, talheres, castiçais, garrafas térmicas, facas, copos, relógios, ciclomotores, motociclos, mesas, camas, torneiras, banheiras... em suma, a nossa vida inteira. Uma vida que ele considera cada vez mais fascinante, que trouxe-lhe agora para mais perto do corpo humano, com a roupa, underwear, sapatos, óculos, relógios, produtos alimentares, produtos de higiene e etc, ainda determinado que os seus desenhos, como sempre, respeitem a natureza e o futuro da humanidade. Os museus do mundo são infalíveis. Paris, Nova Iorque, Munique, Londres, Chicago, Kyoto, Barcelona - todos apresentam seu trabalho como o de um mestre. Prêmios e reconhecimentos são banhos sobre ele: desenhista do ano, do Grande Prêmio de Desenho Industrial, o Oscar de Design, Officier des Arts et des Lettres, e muitos mais. Sempre e em toda parte, ele parece compreender melhor do que qualquer outro nossos sonhos, nossos desejos, nossas necessidades, e a nossa responsabilidade para com o futuro, bem como a necessidade imperiosa de respeitar seus concidadãos, tornando o seu trabalho político e um ato cívico.
Louco, quente e ainda terrivelmente lúcido, ele desenha sem trégua por necessidade, motivada por um sentimento de urgência, para si próprio e para outros. Ele toca-nos através do seu trabalho, que é bom e inteligente de fato, mas a maioria nos toca porque ele coloca seu coração naquele trabalho, criando objetos que são bons, mesmo antes de serem lindos.

Fonte: Ed Mae Cooper (jornalista) para www.starck.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário