sábado, 30 de maio de 2009

Quem é... PHILLIPE STARCK

"Nascido em Paris, estudou na Escola Nissin de Comondo. Em 1965 ganhou a competição de mobiliário de La Vilette. Três anos depois fez parte do desenvolvimento de móveis infláveis em parceria com L. Venturi. Em 1969 já era o diretor de arte da Pierre Cardin, onde produziu 65 peças de design exclusivo. Em 1979 fundou sua própria empresa, a Starck Productions. Já havia trabalhado como designer de produtos, de mobiliário e de interiores quando foi selecionado a desenvolver a renovação completa do apartamento pessoal do Presidente de seu país. Trabalhou também para várias empresas, dentre as quais Vitra, Disform, Driade, Baleri, XO e Idée. Em 1986, tornou-se conferencista adjunto da Domus Academy, em Milão. É conhecido mundialmente pelo seu design leve e contemporâneo, tanto pela forma quanto pelos materiais que emprega em suas criações."


Starck recorda que passou sua infância debaixo do pai desenhando placas; horas passadas serrando, cortando, colando, lixando e desmontando bicicletas, motociclos e outros objetos. Vários anos e vários protótipos depois, os italianos fizeram dele responsável pelo nosso mobiliário; o presidente Mitterrand lhe pediu para mudar seu apartamento pessoal no Palácio Elysées; ele transformou Royalton e Paramount, em Nova York para o novo clássico dos hotéis espalhados pelo mundo, e Japão, com o arquitetônico tours de force fizeram dele o principal expoente da arquitetura expressionista. Sua respeito pelo ambiente e pela humanidade foi também reconhecido na França, onde foi convidado a projetar a École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs, em Paris, a torre de controle do aeroporto em Bordeaux, e uma fábrica de reciclagem de resíduos na região metropolitana de Paris.

No exterior, ele continua a agitar as tradições e a cultura das grandes cidades ao redor do mundo, com a decoração do restaurante Península Hotel, em Hong Kong, o Teatron no México, o Hotel Delano, em Miami, o Mondrian em Los Angeles, o Asia de Cuba em Nova York, e toda uma série de projetos em curso em Londres e outras regiões. Seu dom é o de transformar o objeto de sua missão em um local de encanto, prazer e encontros. Um sincero e entusiasta cidadão do mundo de hoje, ele considera que é seu dever de partilhar conosco a sua subversiva visão de um mundo melhor. Ele é incansável em mudar a realidade da nossa vida diária. Ele capta o espírito essencial do mar para Beneteau, transforma a escova em um objeto nobre, espreme limões mas da forma "errada".

Ele também investe tempo para mudar as bandejas, luminárias, escovas de dentes, talheres, castiçais, garrafas térmicas, facas, copos, relógios, ciclomotores, motociclos, mesas, camas, torneiras, banheiras... em suma, a nossa vida inteira. Uma vida que ele considera cada vez mais fascinante, que trouxe-lhe agora para mais perto do corpo humano, com a roupa, underwear, sapatos, óculos, relógios, produtos alimentares, produtos de higiene e etc, ainda determinado que os seus desenhos, como sempre, respeitem a natureza e o futuro da humanidade. Os museus do mundo são infalíveis. Paris, Nova Iorque, Munique, Londres, Chicago, Kyoto, Barcelona - todos apresentam seu trabalho como o de um mestre. Prêmios e reconhecimentos são banhos sobre ele: desenhista do ano, do Grande Prêmio de Desenho Industrial, o Oscar de Design, Officier des Arts et des Lettres, e muitos mais. Sempre e em toda parte, ele parece compreender melhor do que qualquer outro nossos sonhos, nossos desejos, nossas necessidades, e a nossa responsabilidade para com o futuro, bem como a necessidade imperiosa de respeitar seus concidadãos, tornando o seu trabalho político e um ato cívico.
Louco, quente e ainda terrivelmente lúcido, ele desenha sem trégua por necessidade, motivada por um sentimento de urgência, para si próprio e para outros. Ele toca-nos através do seu trabalho, que é bom e inteligente de fato, mas a maioria nos toca porque ele coloca seu coração naquele trabalho, criando objetos que são bons, mesmo antes de serem lindos.

Fonte: Ed Mae Cooper (jornalista) para www.starck.com

quarta-feira, 27 de maio de 2009

No caminho das Índias...

Já que a Índia virou moda e não tem quem não ouça um "Are Baba" de vez em quando (risos), na decoração não poderia ser diferente!

Novidade não é, mas desde que começou a atual novela das oito (que de uns anos pra cá, começa às nove), todos os dias somos premiados com belas imagens das residências indianas (reproduzidas, provavelmente, não sei, não entendo de cenário de novela) com suas cores vibrantes e riqueza de detalhes.

"Por aqui, o estilo que vem de países asiáticos inspira há tempos decoradores e arquitetos, que fazem uso de peças comuns na Índia: almofadas bordadas, mantas, baús, móveis, vasos, caixas, luminárias e imagens de divindades.
Edmundo Rodrigues, proprietário da loja Espaço Til, em São Paulo, especializada em produtos do Oriente, sentiu imediatamente o aumento do volume de vendas com a estréia da novela. "Já era esperado, por isso me programei com meses de antecedência para suprir a demanda", conta ele, que acumula cerca de 40 viagens à Índia.



Sua primeira visita ao país foi um divisor de águas, assim como para a decoradora Neza Cesar. "A estética da Índia combina muito comigo: é colorida e muito rica em detalhes", diz Neza, uma referência quando o assunto é decoração étnica. Além dos detalhes (costuma-se dizer que as casas indianas são "bordadas", dos palácios às moradias populares), a decoradora destaca o aspecto sensorial. "A Índia tem um cheiro especial. É interessante usar esse elemento na decoração, com incensos e flores perfumadas", exemplifica.

Mas, se você ficou tentado a dar um toque indiano na sua casa, vá com calma. É preciso tomar cuidado para não deixar a decoração carregada e "escorregar" facilmente para um visual caricato. "As ambientações vistas na novela estão vinculadas ao estilo antigo e tradicional, mas é possível misturá-lo com elementos contemporâneos. Uma proposta que pode estar em qualquer parte do mundo", alerta o designer de interiores Moreno. O melhor, portanto, é apostar em detalhes e cores com inspiração étnica."

Fonte: Redação Terra

Smarthydro - eu quero uma!


Ai ai... dá pra suspirar só de ver no site, imagina dentro de casa!!

A novidade da iHouse, empresa especializada em automação residencial, é a Smarthydro ou, como a própria empresa a define no site, "a banheira dos sonhos". Dos meus sonhos pelo menos é, com certeza ;-)

Acionada via internet ou através de um controle instalado na parede, o feliz proprietário pode "customizar" seu banho à distância, definindo a temperatura da água, a luminosidade da banheira, a velocidade dos jatos de hidromassagem, a quantidade de essência e se o banho é para uma ou duas pessoas. Pode-se visualizar na tela do celular ou do computador a mesma tela do painel de controle do equipamento. Além dessas facilidades, conta com um sistema de autolimpeza, o que diminui bastante a mão-de-obra.


Para completar, ela é linda! A Smarthydro é composta de vidro curvo nas laterais, dois braços de alumínio, encostos anatômicos em plástico moldado e o corpo em acrílico. Antes mesmo de seu lançamento, já recebeu dois prêmios internacionais na Alemanha: o IF Design e o Red Dot Design Awards.

Pra quem gostou, dá pra simular o funcionamento no site:

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Cristais de luz de Phillipe Starck


Os nomes já sugerem o impacto causado com a visão destas luminárias que parecem luxuosas esculturas: Haaa!!! e Hooo!!! Pois é. Elas foram elaboradas em parceria com a Flos e contam com a participação da americana Energy Star Partners, excelência em qualidade e eficiência energética.

Starck conseguiu dar um estilo clássico e retrô sem abrir mão de materiais contemporâneos. O efeito causado pela iluminação do LED brando em contato com os cristais Baccarat é algo quase hipnótico!

A explicação do designer sobre porque usou cristais na composição destas peças foi que ele pensou em uma tribo cultural composta por pessoas com capacidade de se surpreender e sonhar.

Apenas nove exemplares de piso (Haaa!!!) e outros 49 de mesa (Hooo!!!) foram produzidas, com preços entre US$ 119.250 (piso) e US$ 11.925 (mesa).


Fonte: Kátia Simone para wishreport.ig.com.br

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Cath Kidston

Essa charmosa rede de lojas foi fundada pela designer de mesmo nome, tem sede em Londres e atualmente conta com 26 unidades no Reino Unido, duas na Irlanda e cinco no Japão. Mas eles fazem entregas no mundo todo, eeeeeeee! Lá você encontra uma completa coleção de tecidos com estampa vintage (lindíssimas!!), objetos de decoração retrô, roupas e acessórios delicados e bem femininos, entre outros mimos. Tudo com muita florzinha, listras, petit-pois... Of course que a parte que mais nos interessa é a de homeware (ainda mais porque você pode combinar as estampas ou decorar a casa toda com a mesma padronagem, é lindo!). Cath tem também quatro livros publicados.

Acesse o site www.cathkidston.co.uk e, como eu, baaaaabe!