sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

O efeito das cores em interiores - VERMELHO



Já que estamos em pleno dia de Natal, qual a cor que mais se associa a esta data tão especial? O VERMELHO! Sem dúvida! É a cor da maioria dos enfeites, do laço da guirlanda, da roupa do papai noel, da toalha da mesa, das cerejas. Vermelho traz dinamismo, diversão, sensualidade, calor, paixão, vitalidade e poder em seus aspectos positivos. No entanto, se mal empregado ou em excesso, o vermelho pode estar vinculado a rebeldia, agressividade, impaciência, violência e excitação em demasia.



Não por acaso, combina bastante com algumas mulheres muito poderosas... aliás, alguém conhece essas aí da foto?? Encontrei-as no Google Imagens ;-)

O vermelho é um matiz tão intenso e com características tão próprias que mereceu até uma exposição no Musée des Arts Décoratifs de Paris, lançada em março de 2008 (um dia depois do meu aniversário!) e vai até 03/01/2010. A mostra "Aussi rouge que possible..." (algo como "Vermelho como possível..." ) traz o vermelho nas mais diversas composições, com papel, couro, têxteis, decoração, moda, brinquedos, publicidade, entre outros. Pretende apresentar a importância dessa cor em seu aspecto simbólico e material em todas as esferas da sociedade.

Segundo o conceito da exposição, a cor vermelha é ambígua, múltipla, assustadora, poderosa, majestosa, luxuosa, erótica, mágica e infernal. Seu poder simbólico é também ligado a duas referências principais, que são fogo e sangue. 



No feng shui, o vermelho é associado ao elemento Fogo, que significa muita, muita, muuuita energia e paixão. Significa atividade, transcendência, ruptura, agressão, purificação, sucesso, poder, coragem, ascendência, calor, brilho. O fogo está relacionado com o guá do sucesso e simboliza a luz a integridade, a força pessoal que servirá de exemplo aos outros.

As formas são as triangulares e pontiagudas. Os símbolos mais representativos são as velas, abajoures, luminárias e sempre que possível uma boa iluminação natural. Todos os tons de vermelho pertencem ao elemento fogo. Imagens do sol, de estrelas e de seres vivos (animais e pessoas) também são símbolos do fogo, da vida em movimento.




Que o vermelho do Natal traga muita energia para você e sua família!

Para saber mais:

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Como festejar um Natal verde


Que tal adiantar as promessas de Ano Novo e começar a ser sustentável já no Natal?


Confira dicas de como ser mais verde e menos consumista durante as festas de fim de ano, da decoração aos cartões, passando pelos presentes e pela ceia:

  • Chame seus filhos e crie enfeites, ao invés de comprar;
  • Se for comprar, escolha pinheiros naturais;
  • Troque enfeites com as amigas;
  • Enfeite as plantas que já tem em casa;
  • Organize bazares de trocas de fim de ano;
  • Ceia brasileira é mais barata e ecológica;
  • Faça brincadeiras de amigo-secreto;
  • Envie cartões virtuais;
  • Ao comprar um presente, avalie seu impacto ambiental;
  • Recicle presentes e embalagens - use a imaginação!
  • Opte por alimentos orgânicos para fazer sua ceia.



Fonte: msn.com

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Natal com toque de feng shui



É Natal, é Natal!


As festas de fim de ano estão chegando e, com elas, vem a nossa preocupação com o próximo ano, que seja melhor que o que passou, que os desejos se realizem, que os entes queridos estejam próximos e que possamos celebrar com toda a alegria. Achei interessante essa matéria que encontrei no portal MSN, porque eu mesma, apesar de adorar a época de Natal, decorar a casa, montar a árvore e tal, e interessar-me por feng shui, nunca havia pensado em unir as duas coisas! E faz muito sentido, confiram!

"Nesta época do ano, o Feng Shui inspira a todos com o seu princípio básico: livrar-se dos excessos e de tudo o que não é usado. Essa movimentação permite que a energia circule e um pouco de vazio entre nos ambientes, possibilitando a entrada do novo.

A limpeza física também surge: fazer uma boa faxina, lavar as cortinas e os tapetes, pintar as paredes, consertar eletrônicos, reformar e renovar alguns itens de decoração. E também a limpeza energética: bênçãos para a casa, óleos essenciais, aromas, velas, água benta, banhos de cheiro, preces, mantras. Consciente ou não dessas atitudes, você já estará praticando o Feng Shui para que as energias se renovem.

E a dedicação para enfeitar a casa também aumenta. Além dos tradicionais enfeites de Natal e do tradicional branco do revéillon, suas festas e sua casa podem ganhar um brilho a mais e um toque energético especial com o auxílio do Feng Shui:

Porta de Entrada: é o portal da casa, por isso deve receber um enfeite especial. Para uma energia de unificação e de aliança entre os moradores, nada melhor do que uma guirlanda.



Hall de entrada: flores combinadas com ervas recepcionam positivamente e trazem a energia da natureza para a casa. Para o Natal, flores azuis ou roxas para trazer espiritualidade combinadas com ramos de sálvia para paz e proteção. No Ano Novo, faça um belo arranjo com flores brancas para a paz ou multicoloridas para a alegria, misturando com ramos de alecrim para o amor e/ou manjericão para a prosperidade.

Decoração: é bom incluir na decoração os cinco elementos do Feng Shui: madeira, fogo, terra, metal e água. O elemento madeira está presente na cor verde, nos objetos de madeira e nas plantas. O elemento fogo é representado pelas formas triangulares, pelas velas, pela iluminação e pela cor vermelha. O elemento terra está presente nas frutas e na cor amarela. A cor branca, objetos de metal e cristais representam o elemento metal. E o elemento água está em transparências, vidros e espelhos. Os elementos podem ser representados por suas cores em objetos e flores ou itens decorativos como toalhas, tapetes, almofadas, móveis, talheres, vasos, garrafas. Você pode decorar ambientes de trabalho, de festas, salas de jantar e estar e a mesa para ceia de Natal e de Ano Novo com essas sugestões.


Árvore de Natal: vale equilibrar com os cinco elementos também. A árvore já representa o elemento madeira (pela cor verde e por ser uma árvore), contém o elemento fogo com a forma triangular e com cor vermelha da maioria dos enfeites. O metal fica por conta de sinos e enfeites dourados ou prateados. A água pode ser representada por enfeites transparentes e a terra pelos amarelos ou frutas.


Painel dos desejos: tenha à mão uma cartolina, fotos, revistas, canetas coloridas, tesoura e cola. Divida a cartolina em nove quadrados iguais. No quadrado central, coloque uma foto sua recente. Nos primeiros três quadrados , escreva e cole imagens que se refiram a prosperidade, ao sucesso e aos relacionamentos. Na segunda fileira de quadrados, escreva e coloque representações da família e saúde, no centro estará a sua foto e em seguida coloque representações de criatividade. E na última fileira de quadrados, faça o mesmo com os temas espiritualidade e sabedoria, vida profissional e amigos e viagens.

Presentes: escolha com carinho o presente para as pessoas queridas, algo que represente o que você quer oferecer e o que aquela pessoa precisa neste momento. E inclua algo feito pro você para conferir um toque pessoal. Pode ser o laço na embalagem ou um cartão escrito à mão com suas próprias palavras.



Prosperidade: a mesa da sala de jantar deve estar repleta de flores e/ou frutas desde o Natal até alguns dias depois do Ano Novo para representar a energia da fartura. Uvas e cerejas representam prosperidade. Itens dourados e prateados, imagens de água em movimento e espelhos também simbolizam riqueza. Por isso, inclua esses itens na decoração de fim de ano e tenha boas e energizadas festas!"



Fonte: Cris Ventura para msn.com

domingo, 13 de dezembro de 2009

Milão 2010 - EU VOU!


AAAAAAAAAHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E não vou sozinha! Celita (arteparaocoracao.blogspot.com) e Líbia vão comigo, duas futuras designers de interiores como eu, e embarcaremos para a Itália em abril de 2010 para conferir ao vivo, a cores e se mexendo as novidades no design de móveis mundial, com direito a esticadinha em Paris depois, pra relaxar hehehehe!

A 49ª edição do iSaloni acontecerá entre os dias 14 e 19 de abril de 2010 em Milão, com uma série de eventos paralelos: Salone Internazionale del Mobile, Eurocucina, Salone Internazionale del Bagno, Salone Internazionale del Complemento d'Arredo, SaloneSatellite e a bienal SaloneUfficio. Serão cerca de 1800 expositores trazendo as inovações, tendências e tecnologias do setor em 200 mil m² de feira.



Aguardem, dentro de alguns meses, Milão terá espaço privilegiado neste blog ;-) Enquanto isso, babemos com algumas fotinhos da edição de 2009:











 

 


Mais fotos e informações:
http://www.cosmit.com/

Para conferir a cobertura dos eventos anteriores:
http://casa.abril.com.br/casaclaudia

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O efeito das cores em interiores - VERDE

Hoje inauguro uma "nova série" de posts onde pretendo discorrer sobre o efeito das cores em nós, humanos (e por que não, nos nossos bichinhos de estimação também, vai saber né). Começarei pelo verde, minha cor preferida!!



O verde, como todas as outras cores, possui aspectos positivos e negativos, relacionados ao seu uso excessivo. No lado positivo, o verde sugere frescor, jovialidade, natureza, esperança, versatilidade, equilíbrio, sorte, liberdade. Do contrário, pode trazer amargura, náusea, imaturidade. É uma cor que se associa inevitavelmente à natureza, por isso é um complemento perfeito para madeiras, fibras naturais e outros materiais do gênero.




No Feng Shui, é "uma cor neutra que representa o elemento madeira (...). Acalma o sistema nervoso e as pessoas agitadas. Também significa esperança e satisfação. Muito cuidado em usar a cor verde em locais onde predomina o vermelho, pois teremos um local muito quente – verde/madeira alimenta o vermelho/fogo. Deve-se usar nos banheiros para elevar a energia deste local. Para casas onde existem problemas de saúde, o verde é uma ótima cura."¹




Para saber mais, consulte as minhas fontes:

¹ www.terra.com.br/mulher/decoracao - by Franco Guizzetti
http://www.espacodecorado.com/
http://www.coisadearquiteto.com.br/
http://www.suvinil.com.br/
http://www.mariaclaracortes.com/ - suuper bonitinho!!

sábado, 5 de dezembro de 2009

O assunto é... VIDRO!

Hoje pesquisei sobre o vidro, um importantíssimo elemento decorativo e funcional. A origem do vidro remonta à pelo menos uns 4 mil anos na história, pois foram encontrados objetos em vidro nas antigas necrópoles egípcias. Diz a lenda que foi descoberto de forma acidental, quando navegadores fizeram fogueiras na praia. A areia e o calcáreo (das conchas) reagiram pela ação da alta temperatura. Mas você sabe o que é o vidro? O vidro é resultado de uma liga de sílica (elemento básico da areia), óxidos fundentes, estabilizantes e corantes. Os "ingredientes" do vidro não se alteraram muito com o tempo; o que mudou mesmo foi o processo produtivo, cada vez mais moderno e tecnológico.


Na decoração, o vidro é um dos elementos mais versáteis. Aparece em tampos de mesa, bancadas de banheiro, porta-retratos, painéis, molduras, portas, divisórias, boxes de banheiro, no guarda-corpo e nos degraus de escadas, luminárias e muitos outros. Mais recentemente, vi uma churrasqueira inteirinha em vidro, parecida com essa aí da foto, da Geraldo Churrasqueiras de Taubaté/SP. Fantástico não?




As características intrínsecas ao vidro - dureza, resistência, inalterabilidade - e suas propriedades térmicas, ópticas e acústicas fazem com que este seja um dos materiais que possuem menor número de substitutos na decoração. Atualmente, a gama de acabamentos é tão grande que o vidro passou de coadjuvante para o papel principal em vários ambientes.



Aqui resumimos os tipos de vidro mais usados:


VIDRO TEMPERADO
Também muito conhecido pelo nome de um dos fabricantes, Blindex, o vidro temperado é o vidro comum que sofreu um processo especial (no forno de têmpera) que maximiza sua resistência. O vidro temperado é bastante usado onde se requer maior resistência mecânica e térmica, como tampos de mesa e box de banheiro, por exemplo. Uma vez "temperado", o vidro não pode mais ser recortado ou perfurado. Outro aspecto interessante desse tipo de vidro, também usado na indústria automobilística, é que ele não estilhaça: ao quebrar, ele se parte em pequenas partículas pouco cortantes, mais arredondadas (quem nunca quebrou um prato Duralex??). Isso o torna mais seguro e evita acidentes mais graves.


VIDRO ACIDADO
Vidros trabalhados a ácido oferecem diversas opções estéticas para arquitetos e decoradores. Combinam a leveza do vidro com a sutileza da translucidez, dando um toque de nobreza ao design de móveis e à decoração dos mais diversos ambientes.





VIDRO ANTI-REFLEXO
Existem dois tipos de vidro anti-reflexo: o proveniente do vidro impresso, produzido nacionalmente pela União Brasileira de Vidros e pela Saint-Gobain Glass e o importado, produzido pela Cebrace ou pela empresa alemã Schott. O anti-reflexo proveniente do vidro impresso não possui o mesmo grau de transparência do vidro float comumente utilizado em vitrines. O anti-reflexo importado, por sua vez, apresenta total transparência e pode ser aplicado em quadros e também em janelas e vitrines. Dotados de uma película invisível, aplicada no processo de fabricação do vidro atenua consideravelmente os reflexos de luz natural ou artificial.


VIDRO COLORIDO
Além da aplicação artesanal de tintas especiais para vidros e do processo de serigrafia, existem três formas de produção industrial de vidro colorido: aplicação de aditivos na massa; deposição de camada refletiva; laminação de película plástica colorida. Os vidros impressos e float coloridos na massa distinguem-se dos incolores pelo fato de aditivos minerais serem incorporados em suas composições, conferindo-lhes de um lado coloração e, de outro, proporcionando-lhes o poder de barrar um mínimo de radiação solar. São produzidos nas cores fumê(cinza), bronze, verde e azul.



VIDRO CRAQUELADO
São vidros laminados compostos por uma lâmina interna de vidro temperado com duas lâminas externas de vidros comuns (float). No processo de produção do craquelado, o vidro temperado interno é quebrado e fragmenta-se, ficando aderido à película plástica e preso às lâminas externas.





ESPELHOS
Sempre foram utilizados por arquitetos e decoradores para ampliar ambientes e proporcionar maior aproveitamento da luz natural. Essas possibilidades foram ampliadas com o desenvolvimento das técnicas de espelhação, que garantiram a produção de espelhos mais resistentes e nas cores prata, verde, cinza e bronze. Recentemente, a multinacional norte-americana Guardian lançou no mercado um espelho que além de resistente a manchas é também 10 vezes mais resistente a riscos e arranhões. O produto foi idealizado para ser utilizado em tampos de mesa, aparadores,revestimento de mesas e paredes.


VIDRO FLOAT
Matéria prima para a maioria dos transformados existentes no mercado, como os temperados, laminados, refletivos e espelhos,os vidros float são assim denominados devido seu processo de produção. São também chamados de vidro comum ou liso.


VIDRO IMPRESSO
Por vidro impresso entende-se vidro translúcido, com uma ou ambas as faces impressas com desenho ou motivos ornamentais. É o nome adotado pelos fabricantes pelo fato de um desenho ser impresso na superfície do vidro quando ainda quente. É conhecido no Brasil também, popularmente, por vidro fantasia.


VIDRO IMPRESSO ESPELHADO
Lançado oficialmente no Brasil em 2002, esse produto consiste em se aplicar ao vidro impresso, transparente ou colorido na massa, o benefício de espelhação. Com isso, o produto adquire refletividade difusa e diferenciada, podendo ser utilizado para revestimento, principalmente de móveis, colunas e paredes. O impresso espelhado possui aspecto semelhante ao metal, com a vantagem de ser resistente à ferrugem e à abrasão.


VIDRO JATEADO
A técnica de jatear vidros é antiga e já passou por diversas evoluções. Atualmente é feita em cabine fechada, sem contato com o artista. Não existe mais a utilização da areia, mas de pós abrasivos mais eficientes e menos tóxicos. Hoje em dia essa técnica também é bastante substituída pelo uso de adesivos.





VIDRO LAMINADO
O conjunto de duas ou mais chapas de vidro que tenham sido submetidas a um processo de laminação-onde são unidas por uma película plástica ou acrílica-passa a ser chamado de vidro laminado. O vidro laminado atende às exigências mais rigorosas de segurança, controle sonoro, controle de calor (quando associado a um vidro refletivo). A película plástica do laminado filtra até 99,6%dos raios ultravioletas, os principais responsáveis pelo descoloramento de móveis, tecidos e objetos. O aperfeiçoamento das técnicas de laminação permitiu que o transformador criasse inúmeros produtos. Laminando-se o vidro jateado com a face jateada para dentro, protegida pela película de PVB ou resina, obtém-se um jateamento menos opaco, protegido da sujeira e da gordura, e que pode receber cores com a utilização de lamina colorida. Laminando-se vidros serigrafados com a textura ou imagem para dentro, obtém-se o laminado de serigrafados, que aumenta a resistência da parte impressa e ainda pode receber cores de fundo com a utilização de laminação colorida. Laminando-se duas lâminas de vidro anti-reflexo impressos obtém-se uma textura semelhante ao acidado, com a vantagem da laminação, podendo receber cores com a laminação colorida.



VIDRO LAPIDADO OU BISOTADO
Para a maioria das aplicações,os vidros float, impressos ou espelhos precisam receber tratamento de bordas para que não causem ferimentos e para que ganhem maior resistência, evitando o surgimentos de trincas. O efeito é produzido pela lapidação e polimento da superfície do vidro por meios de máquinas especiais. E fica bem mais bonitinho né?

 


VIDRO PIROLÍTICO
Chamamos comumente de vidros espelhados, os refletivos pirolíticos são os Vidros para controle solar que se destacam pela resistência de sua camada metalizada e pela sua alta transmissão luminosa. No processo de metalização on-line, a deposição da camada refletiva ocorre durante a fabricação do vidro float, por pulverização de óxidos metálicos, o que garante durabilidade e homogeneidade da camada refletiva. Devido a essa resistência à abrasão, o refletivo pirolítico pode ser temperado, curvado, laminado ou utilizado de forma monolítica, além de poder compor o duplo envidraçamento.





VIDRO SERIGRAFADO
No processo de serigrafia do vidro é feita a aplicação de uma tinta vitrificada (esmalte cerâmico)no vidro comum, incolor ou colorido na massa. Em seguida, esse vidro passa por um forno de têmpera onde os pigmentos cerâmicos passam a fazer parte dele. Ao final do processo, obtém-se um vidro temperado com textura extremamente resistente, inclusive ao atrito com metais pontiagudos.




Fonte:
www.guiadovidro.com.br
www.guiadecorar.com.br - Ambiente de Marcela Franchini para Polo Design Show 2008 - Banheiro da Entrada -  33,70 m