segunda-feira, 30 de novembro de 2009

As inovações dos refrigeradores - aleluia!

Eu nunca consegui usar por muito tempo aquela gavetinha de verduras da geladeira, e todos sabem por que. Ela fica muito embaixo, é desconfortável! Logo, fica aquele espaço ocioso. Hoje em dia, nas moderníssimas geladeiras com duas portas, não se justifica mais ter o freezer em cima e a geladeira propriamente dita embaixo. Isso é herança do tempo das nossas Consul azulzinhas, amarelinhas ou vermelhinhas de uma porta só, onde era preciso que o congelador ficasse em cima pois, como o ar frio desce, ele garantia o resfriamento do restante.


Minha mãe tinha uma dessas!!!*





Pois algum iluminado da Brastemp teve a brilhante idéia de satisfazer essa "demanda...", "demanda...", ah, esqueci o termo que o meu professor falou (seria demanda latente??), mas é aquilo que as pessoas "ainda não sabem" que precisam, mas um dia elas vão descobrir hehehehe! Bom, e eis que foi criada a Inverse, essa bonitona aí da foto, disponível nas cores branca, preta e inox, com freezer embaixo e refrigerador em cima. Além da vantagem óbvia, ela ainda tem a função "bar expert", que avisa quando a bebida está no ponto, e tem outras funções pré-programadas através de controle eletrônico. Chique no úrtimo!



Bom, e outra novidade do ramo que eu já vi há algum tempinho no Limonada-BIZ é um refrigerador da Samsung by GRO Design, que você pode usar tanto na horizontal quanto na vertical, conforme o espaço disponível ou mesmo a proposta do ambiente. A proposta de criação foi fazer um refrigerador que mais se assemelhasse a um móvel, seguindo uma tendência futurista mas retrô ao mesmo tempo, o que tornaria esse eletrônico facilmente adaptável a qualquer ambiente. Legal, né? Resta saber se já está à venda...











*vejam só o que eu encontrei!!!!!!!!!!

Tava procurando uma imagem da nossa geladeirinha azul de outrora quando entrei no site da Consul - http://www.consul.com.br/ - e eis que encontro uma retrospectiva histórica de todos os produtos da marca, contextualizados por época. Muuuuito legal!! Deu até uma saudadinha hehehe! Confiram!

E VIVA AS MINHAS FÉRIAAAAAAAAAAAAAASSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Fontes:

domingo, 8 de novembro de 2009

Um presente da sabedoria chinesa

Para os orientais, tudo o que nos rodeia tem energia, também chamada de Chi. O Feng Shui se preocupa em harmonizar esta energia nos espaços em que vivemos para que ela consiga fluir de maneira livre e sem ficar estancada por qualquer motivo.

Como o lugar que vivemos pode influenciar nosso estado de espírito ou nossa sorte? É a esta pergunta que o Feng Shui se dedica a explicar há três mil anos. Sem saber por que, existem casas ou locais de trabalho que nos causam estresse ou irritação e outros que, ao contrário, conseguem nos acalmar mesmo nas situações de maior tensão.

Para os chineses estas questões não são nenhum mistério. Há três mil anos, eles inventaram o Feng Shui, disciplina que estuda os campos de energia nas construções. Atualmente, este sistema é usado não somente no Oriente, como também tem conquistado seguidores em diversos países do Ocidente. O Feng Shui pode parecer superstição para alguns. Seus seguidores, no entanto, se defendem afirmando que, muito antes do descobrimento dos campos magnéticos da Terra e das linhas de força da Física, os livros clássicos do Feng Shui já falavam de correntes de energia invisíveis chamadas de "Chi". Através do Feng Shui, que significa "vento e água", pode-se determinar a organização e decoração mais favoráveis de um espaço, de forma a garantir que a energia vital ou "Chi" seja ótima e relaxante para seus habitantes.

Os fundamentos do Feng Shui são os conceitos do "Chi", a energia vital; o Yin e Yang, os opostos complementares; os Cinco Elementos ou as cinco fases da energia; o I Ching, o livro principal de toda a sabedoria chinesa e o Ba-Guá, o octógono com os oito trigramas onde se sintetizam e relacionam todos estes conceitos.

Aprenda a usar um ba-guá

O ba-guá é um instrumento usado para colocar o Feng Shui em prática. Ele é uma "bússola" octogonal. Cada lado representa uma subdivisão dos quatro pontos cardeais, que são identificados por uma aspiração da vida. As aspirações representadas no ba-guá são educação e espiritualidade, relações e saúde na família, relacionamentos e perspectivas de casamento, criatividade e sorte aos filhos, trabalho, prosperidade e reconhecimentos profissional e amigos. Cada aspiração é simbolizada por um trigrama (triângulo).O ba-guá é utilizado sobre a planta da casa onde se quer praticar o Feng Shui. O norte do ba-guá deve coincidir com o norte da residência. Cada aspiração fica apontada para um lado/cômodo da casa. Cada lado (ou Kua) do ba-guá possui um complemento, que é seu lado oposto. O trabalho, por exemplo, complementa o sucesso, assim como o casamento e relacionamento, complementam a educação e a espiritualidade. A relação entre os Kuas e seus ciclos produtivos e destrutivos se projetam nas plantas, móveis e cores da casa.

Usando o ba-guá

Coloque o ba-guá sobre o centro de um rascunho ou planta de sua casa. O norte geográfico da casa deve coincidir com o norte do ba-guá. Cada cômodo da casa deverá representar uma aspiração que está no ba-guá. Depois de identificados os lados correspondentes a cada lugar da casa, observe quais as características que o cômodo deve apresentar para a aspirações da vida funcionarem positivamente.

Caso a aspiração que você queira ativar coincidir com o banheiro, deixe de usá-lo, pois é mau sinal. A cozinha também diminui a potencialidade da aspiração desejada. Se a sua casa não tiver formato quadrado, ou seja, se estiver faltando algum ângulo para conferir com o ba-guá, pode-secolocar um espelho no local mais próximo e construir o ângulo. Pode-se também ampliar a casa. Se sua casa tiver mais que um andar, é preciso que se siga os passos acima em cada andar.

Fonte: terra.com.br/esoterico - Escola de Feng Shui

domingo, 1 de novembro de 2009

Casa Cor RJ

Ok, ok, cá estou eu desculpando-me novamente pelo sumiço... mas entendam! Eu sou daquelas que deixam tudo para a última hora, e tive a infeliz idéia de fazer isso com os trabalhos do curso de design. Resultado: noites e noites sem dormir, vontade de chorar em cima da prancheta, essas coisas. Mas sobrevivi, entreguei o trabalho e a vida continua! (risos)

Nesse tumulto todo, ainda tive a cara-de-pau de largar o trabalho na metade pra passar o feriadão de 12 de outubro no Rio, onde aproveitei pra visitar a Casa Cor. A edição 2009 (19ª do Rio) aconteceu novamente no Jockey Club, e o mote era "apresentar soluções alternativas de moradia ocupando imóveis que não foram projetados para este fim", coisa mais comum e necessária hoje em dia, com o crescimento desordenado das cidades e os "espaços de morar" cada vez mais compactos. Pois bem, apesar da minha visita relâmpago, curti bastante a mostra e vi muita coisa bacana.

Uma delas foi a ênfase na sustentabilidade, presente em todos os ambientes: os arquitetos receberam uma planilha com 13 requisitos para serem atendidos, como economia de energia e inventário de emissão de gases tóxicos. Muito bom ver essa preocupação cada vez mais presente nesse tipo de evento!

Eu a-m-e-i essa mesa de jantar com o desenho inspirado no calçadão de Copacabana! As luminárias pendentes acrescentam modernidade e tecnologia. A palheta de cores sugere bastante relax, reforçado pelo belo sofazão cheio de almofadas fofas, hummm... Pena que a gente tem que se comportar né, senão... já tirava um cochilo ;-)

Achei um charme a adega, com seu jardim vertical e piso de pastilhas de coco. Aliás, um dia vou dedicar um post exclusivo à pastilha de coco, porque eu nunca valorizei muito esse material, mas por conta de um trabalho de uma colega de aula pude conhecê-lo melhor e fiquei fascinada com as infinitas possibilidades de uso das placas de pastilha. Lindas, servem tanto para piso, quanto para paredes e até mesmo móveis. Ecológico e socialmente correto!


Um detalhe da Livraria que eu adorei e que infelizmente não aparece na foto abaixo são uns suportes metálicos de parede, para colocar livros. São compostos de uma chapa em L onde você encaixa o livro e a capa esconde o metal, dando a impressão de que os livros estão suspensos no ar! E a capa não cai porque tem um ganchinho que prende, mas é tão discreto e bem feito que não estraga o livro. Esqueci o nome do fornecedor, mas fica uma graça e é super útil!

Café da Praça - sem comentários, a imagem fala por si...


O spa em casa é um dos ambientes que me tiraram o fôlego... na verdade, dava vontade era de tirar a roupa e mergulhar na banheira atééé murchaaar... (risos). O jogo de cores da iluminação sobre a base neutra gerou um efeito cenográfico muito bonito. A madeira e a vegetação trouxeram aconchego, e o piso de vidro sobre o espelho d'água completam o cantinho zen. M-A-R-A!
Na palheta de cores da cozinha gourmet, ressurge aquele azul-esverdeado ou verde-azulado que apareceu bastante na feira de Milão de 2009 e que dominou a moda desse ano também. Proposta arrojada nos equipamentos de cozinha e também na iluminação.


Para a sala de leitura, uma marcenaria caprichada com a estante de nichos ajustáveis. Algumas pinceladas de vermelho e o piso de taco paginado em espinha-de-peixe (que eu AMO) completam a composição harmônica que é uma das que homenageiam o ano da França no Brasil.


E a sala-bar... aaah, a sala-bar! Não sei se gostei mais das cortinas esvoaçantes, da Monalisa reestilizada pelo Anderson Thives (que já apareceu nos nossos posts) ou da minha eterna paixão, o lustre de cristal negro!


Bom, o que eu pude observar nessa mostra foi uma palheta de cores bem contida, com predominância de tons neutros e sóbrios; a ênfase na utilização de materiais naturais, como madeira, coco, bambu e palha; e o aspecto de contraste pendendo mais para o lado das formas e texturas. Como não se podia fotografar nada lá, essas imagens foram extraídas do site da Casa Cláudia, onde vocês podem conferir todos os ambientes da feira. Aqui procurei resumir e mostrar só o que me chamou mais a atenção, mas cá entre nós, no meio de tanta coisa bonita, foi difícil escolher ;-)

Fonte: casa.abril.com.br/coberturas/feiras-eventos/casa-cor-rio-valoriza-jockey-club-cidade_497323.shtml