domingo, 23 de agosto de 2009

Limpo e natural

Produtos de limpeza prometem eficiência sem substâncias químicas
Por Renata Agostini • 21/08/2009

Ninguém nega que os produtos de limpeza sejam uma verdadeira mão na roda no momento de cuidar da casa. Cada vez mais eficientes e práticos, eles fazem parte do cotidiano e são grandes armas na luta diária contra o encardido do azulejo ou aquela mancha insistente no uniforme das crianças. Porém, se por um lado, detergente, sabão em pó e limpa-vidros formam um time poderoso contra a sujeira, seu uso excessivo pode causar grandes transtornos ao meio ambiente e até problemas à sua saúde. Já que não dá para viver sem eles, uma alternativa pode ser descobrir os produtos de limpeza naturais, que prometem ser eficazes, mesmo sem substâncias químicas.

Ainda pouco conhecidos e raros no mercado brasileiro, estes produtos procuram na própria natureza soluções para a limpeza doméstica e descartam a adoção de tensoativos - substâncias responsáveis pela remoção da sujeira e pela formação da espuma -, corantes ou conservantes que agridam a natureza ou a saúde dos usuários. A linha Bio Wash, da empresa paulista Cassiopéia, por exemplo, segue este propósito e conta com seis tipos de produto: lava-louças, desengordurante, limpa-banheiro, lava-louças concentrado, lava-roupas e multi-uso, todos feitos a base de ingredientes vegetais. Segundo Eric Arthur Azevedo, gerente de marketing da empresa, a eficácia da linha, que, de acordo com ele, apresenta rendimento igual ou superior à concorrência, garante uma boa relação custo-benefício para o consumidor, além de não apresentar risco para pessoas alérgicas e crianças.

Eucalipto, citronela, óleo de laranja e capim limão são alguns dos materiais alternativos usados na fórmula dos produtos da Bio Wash. "Nenhum deles contêm derivados de petróleo, tensoativos, fosfatos ou produtos de origem animal. Os corantes utilizados foram extraídos de uma planta comestível. A idéia é que se a dona de casa pode comer, ela pode aplicar em sua casa", explica Eric Arthur Azevedo.

O manuseio de produtos covencionais ricos em detergente podem causar problemas na pele, como micoses e reações alérgicas, além de provocar o ressecamento cutâneo, esclarece a dermatologista Ana Carolina Rocha, da clínica Lavitalité. "Esses produtos contêm muitas substâncias químicas e acabam removendo o manto lipídico da pele, uma espécie de cobertura, composta por ceras e agentes hidratantes, que produzimos diariamente para servir como barreira. Por isso, o ressecamento é imediato", afirma.

A candidose é um tipo de micose que aparece nas mãos e é bastante comum em pessoas habituadas a lavar louça. Segundo a dermatologista, o uso de produtos detergentes e corrosivos tornam as cutículas mais permeáveis, o que as impede de proteger de forma eficaz a unha. Por isso as micoses aparecem em regiões queratinizadas.

Já as alergias podem se manifestar de diversas formas, em áreas delimitadas, com reflexos em todo o corpo, apresentando bolhas na superfície da pele ou coceira. "Pessoas alérgicas têm de ter cuidados redobrados, porque seu manto lipídico se torna sensível com muita facilidade. Os produtos de limpeza possuem substâncias muito fortes como perfume, emulsionantes, conservantes, corantes. Recomendo sempre que as pessoas usem luvas e máscaras quando forem cuidar da limpeza, porque você inala aquilo e caba ficando horas no seu organismo", comenta Ana Carolina Rocha.

O meio ambiente também acaba sofrendo com o uso abusivo dos produtos de limpeza convencionais, que reúnem em sua fórmula uma série de componentes tóxicos e, ao serem descartados, afetam a vida de microorganismos e de seres aquáticos maiores. Além de conterem detergentes que atuam na remoção de gorduras, eles trazem ainda essências, branqueadores, compostos para dar brilho e conservantes, substâncias com grande toxicidade, como explica o professor Gandhi Giordano, do departamento de engenharia sanitária e meio ambiente da UERJ. "Além do detergente, há outros coadjuvantes que dão auxilio para que o produto fique bem aos olhos do consumidor. Para que tenha cheiro agradável, aja mais rápido ou dure mais na despensa. Não tem a ver com a ação de limpeza", esclarece.

Pensando nos danos a natureza, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisa as fórmulas e registra os produtos que possuem detergentes biodegradáveis, uma exigência da lei brasileira. Apesar dos esforços do órgão para regularizar o setor, ainda é possível encontrar nas prateleiras diversos produtos fora das especificações legais. "A Anvisa verifica se os componentes são biodegradáveis, porque tóxicos todos são. Muitos produtos ainda desrespeitam a lei, em geral, aqueles de segunda linha, vendidos em subúrbios ou em mercados não qualificados", diz Gandhi Giordano.

Segundo o professor, os produtos de limpeza naturais podem ser uma alternativa para o problema, mas devido a sua produção incipiente e pouca entrada no mercado, não podem ser considerados uma solução para a questão ambiental. "Não sei se teríamos como produzir em larga escala para atender a população em curto prazo. O que temos de fazer é nos preocuparmos em consumir menos, apenas o necessário. Detergente para louça, para a pia, limpa- vidros, para o piso da sala, do banheiro. Usamos uma quantidade enorme de produtos", enumera.

De olho no perigo dos produtos de limpeza, o Greepeace preparou algumas dicas para quem deseja substituir seu uso por alternativas caseiras que, além de não serem poluentes, são bastante econômicas. O vinagre de cozinha é o primeiro da lista. Diluído em água, pode ser usado como desengordurante, removedor de manchas e odores e ainda ajuda na limpeza de azulejos e panelas.

O bicarbonato de sódio, também em solução aquosa, pode ser um aliado na limpeza de pias, bidês e vasos sanitários por sua ação desinfetante. Ele pode substituir o removedor de limo à base de cloro dos azulejos e ser de grande utilidade na limpeza de panelas manchadas.

Você pode ainda experimentar produzir seus próprios produtos de limpeza. A partir de materiais como limão, sabão em barra e folhas de eucalipto é possível fazer detergente e desinfetante caseiros. A dica é do "Programa nacional da racionalização do uso dos derivados do petróleo e do gás natural", do Ministério de Minas e Energia.

Receita de detergente caseiro

Ingredientes:
- 200 g de sabão em pedra (de glicerina ou de coco) picado
- 3 litros de água
- suco coado de 1 limão
- 3 colheres de sopa de amoníaco
Modo de Preparo:
Coloque em um balde 2,5 l de água e o suco de limão. Coloque o sabão com a água restante numa panela e aqueça em fogo baixo, mexendo bem até dissolver. Em seguida despeje o sabão no balde e mexa bem, acrescentado o amoníaco. Continue mexendo até estar tudo muito bem misturado. Está pronto, guarde o detergente em recipientes não-metálicos bem tampados. Rende aproximadamente 3 litros de detergente.
* Em dias frios, o sabão do detergente pode coagular, para que vote a normal é preciso agitá-lo bem ou aquecê-lo levemente.

Receita de desinfetante caseiro

Ingredientes:
- sobras de sabão (de preferência feito com gordura vegetal) picadas- 1 litro de álcool líquido
- 4 litros de água
- cerca de 30 a 40 folhas verdes de eucalipto ou tintura de eucalipto pronta
Modo de Preparo:
Deixe as folhas de molho no álcool durante dois dias, até formar uma "tintura". Ferva 1/4 da água com o sabão em fogo baixo, mexendo sempre, até dissolvê-lo. Tirar do fogo e juntar ao restante da água acrescentando a tintura das folhas, misturando tudo muito bem. Está pronto para armazenar e usar.
Fonte: MSN Mulher